RETIFICADORA DEVE SER USADA PARA FAZER CORREÇÕES NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA.
PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO NORMAL TERMINOU À MEIA NOITE DE SÁBADO, 29/04/2010, MAS QUEM DESCOBRIR A PARTIR DE AGORA QUE COMETEU ALGUM ERRO OU OMISSÃO AINDA PODE ENVIAR UMA DECLARAÇÃO RETIFICADORA E ESCAPAR DA MALHA FINA DO LEÃO.
BAIXE OS PROGRAMAS PARA FAZER A DECLARAÇÃO RETIFICADORA NO SITE DA RECEITA. WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR.
O9 CONTRIBUINTE DEVE FICAR ATENTO, PORÉM PARA O FATO DE QUE AGORA, PASSADO O PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO, NÃO É MAIS POSSÍVEL MUDAR O MODELO DE DEDUÇÃO ESCOLHIDA: O DESCONTO SIMPLIFICADO DE 20% OU QUE CONSIDERA AS DEDUÇÕES LEGAIS ( ANTIGO MODELO COMPLETO ).
COMO PROCEDER
A RETIFICADORA PODE SER FEITA NÃO SÓ PARA O IRPF DE 2010, ANO BASE 2009; TAMBÉM PODEM SER FEITAS CORREÇÕES NAS DECLARAÇÕES DE ANO ANTERIORES. O CONTRIBUINTE TEM O PRAZO DE 5 ANOS PARA RETIFICAR A DECLARAÇÃO.
NO ENTANTO, PARA FAZER A RETIFICADORA, DEVE SER BAIXADO O PROGRAMA ADEQUADO: USE O PROGRAMA IRFP CORRESPONDENTE AO ANO PARA O QUAL SE DESEJA FAZER. CORREÇÕES.
AO ABRIR O PROGRAMA, DEVE-SE CLICAR " SIM " EM RESPOSTA À PERGUNTA
" ESTA DECLARAÇÃO É RETIFICADORA?" . TAMBÉM É NECESSÁRIO INFORMAR O NÚMERO DO RECIBO DA DECLARAÇÃO QUE SE ESTÁ CORRIGINDO.
DEPOIS, BASTA CORRIGIR AS INFORMAÇÕES INCORRETAS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES QUE HAVIAM SIDO OMITIDAS.
A DECLARAÇÃO RETIFICADORA PODE SER USADA PARA ALTERAR PARA ALTERAR QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÕES DA DECLARAÇÃO, DESDE QUE OS DADOS CADASTRAIS, COMO ENDEREÇO DO CONTRIBUINTE, ATÉ OS VALORES DE RENDIMENTOS.
MALHA FINA
O CONTRIBUINTE QUE JÁ ENTREGOU SUA DECLARAÇÃO PODE ACOMPANHAR PELO SITE DA RECEITA, NO EXTRATO DO IR, A SITUAÇÃO DA SUA DECLARAÇÃO. CASO A RECEITA INFORME QUE HÁ ALGUMA PENDÊNCIA NA DECLARAÇÃO, DEVE-SE FAZER
A RETIFICADORA PARA SAIR DA CHAMADA MALHA FINA E RECEBER A RESTITUIÇÃO, SE FOR O CASO.
SE, NO ENTANTO, A DECLARAÇÃO ESTIVER NA MALHA FINA E O CONTRIBUINTE ACREDITAR QUE NÃO HÁ CORREÇÕES A FAZER, É NECESSÁRIO ESPERAR A COMUNICAÇÃO DA RECEITA FEDERAL, QUE NORMALMENTE PEDE QUE O CONTRIBUINTE LEVE DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DE DEDUÇÕES OU DE FONTES PAGADORAS A UMA UNIDADE DO ÓRGÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário