RESERVA ALTER DO CHÃO TEM VOLUME DE 86 MIL KM3 DE ÁGUA POTÁVEL.
QUANTIDADE PERMITIRIA ABASTECER POPULAÇÃO MUNDIAL POR 100 VEZES
Um grupo de pesquisadores da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ( UFPA ) apresentou um estudo, no dia 16/04/2010, que aponta o AQUÍFERO ALTER DO CHÃO como o de maior volume de água potável do mundo.
A reserva subterrânea está localizada sob os estados do AMAZONAS, PARÁ E AMAPÁ e tem volume de 86 mil Km3 de água doce, o que seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes, ainda de acordo com a pesquisa.
Um novo levantamento, de campo, deve ser feito na região para avaliar a possibilidade de o AQUÍFERO ser ainda maior do que o cálculado inicialmente pelos geólogos.
Em termos comparativos, a reserva ALTER DO CHÃO tem quase o dobro do volume de água potável que o aquífero guarani - 45 MIL KM3 de volume - ,até então considerado o maior do país e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior AQUÍFERO do mundo, já que está sob o maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do AMAZONAS/SOLIMÕES.
O AQUÍFERO ALTER DO CHÃO deve ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar engano sobre a localização da reserva.
O nome a ser proposto para mudança do nome: AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA, eis que, teria uma visibilidade comercial mais interessante..
A pesquisa será a visita aos poços já existentes na região do AQUÍFERO.
Os geólogos vão avaliar o potencial de vazão. Dessa maneira teremos como mensurar a capacidade de abastecimento da reserva e calcular a melhor forma de exploração da água, de maneira que o meio ambiente não seja comprometido.
O AQUÍFERO ALTER DO CHÃO é o maior do mundo. Este tipo de reserva segue a proporção de tamanho da BACIA HIDROGRÁFICA que fica acima dela. Cerca de 40% do abastecimento de água de Manaus é originário do AQUÍFERO ALTER DO CHÃO . As demais cidades do AMAZONAS têm 100% do abastecimento tirado da reserva subterrânea. São Paulo, tem seu abastecimento em torno de 30% vindo do AQUÍFERO. Esta reserva, na área que corresponde a MANAUS, já está muito contaminada. É onde o AQUÍFERO aflora e também onde a coleta de esgoto é insuficiente. ainda em alto volume de emissão de esgoto in natura nos igarapés da região.
RECUPERAÇÃO DA RESERVA
ALERTA para a exploração comercial da água no AQUÍFERO ALTER DO CHÃO: A água dessa reserva é potável, o que demanda menos tratamento quimico. Por outro lado, o médio e o longo prazo, a exploração mais interessante é da água dos rios, pois a recuperação da reserva é mais rápida. A vazão do RIO AMAZONAS é de 200 mil m3/segundo. É muita água. Já nas reservas subterrâneas a recarga é muito mais lenta.
A qualidade da água pode ser explorada no LATER DO CHÃO.
A região amazônica é menos habitada e por isso menos poluente. No Guarani, há um problema sério de fluor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. A formação rochosa é diferente e filtra menos água da superfície. No ALTER DO CHÃO as rochas são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário