sábado, 28 de março de 2009

DAMAE - DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE AGUA E ESGOTO

O DAMAE ( Departamento Municipal de água e Esgoto) não possui condições profissionais, económicas, técnicas para dar continuidade ao serviço de tratamento da água e esgoto na cidade de São João Del Rei.

Muito endividado, o Dr. Jorge Hannas, Diretor do Órgão, que é Engenheiro, trabalha bem intencionado, porém preocupado. Os funcionários na sua maioria são desqualificados profissionalmente, eis que, não se especializam em busca de novas tecnologias técnicas, para exercer suas funções. Se o Órgão não capacita os seus empregado, claro e evidente que coloca em risco a saúde do nosso povo. A cidade cresceu, o povo reclama todos os dias a deficiência desse Órgão. O Serviço Autónomo de Água e Esgoto ( DAMAE), não consegue e jamais vai conseguir, atender os reclamo da população, pois todos pagam os seus impostos e sem dinheiro em caixa, não conseguirá levar adiante o seu objetivo: Atender bem a população. Creio, que sofrerá penalidades de acordo com o TAC assinado, na presença do representante do Ministério Público. São tantas clausulas que dá para assustar. O último censo demográfico nos apontou uma população de 95000 habitantes. Para melhorar o serviço e atender a demanda no quesito implantação de obras de saneamento básico, e hidrometrar todas as residências é necessário ter em caixa R$60 milhões. Como o DAMAE deve milhões fica difícil administrá-lo não é? Há muito tempo, o DAMAE vem demonstrando incompetência na sua administração. Todos que ocupam o cargo de Diretor falam que o Órgão tem solução. Até hoje não houve solução.

Que solução é essa? Em vez de melhorar o serviço de tratamento de água e Esgoto os responsáveis ficam assustados e alegam falta de recursos financeiros. ( as dividas são exorbitantes, e aí pessoal.

Realmente o serviço do DAMAE é precário. O que temos que fazer? Colocar os jovens estudantes e população em geral nas ruas e em passeata cívica dirigir ao DAMAE solicitar providências urgentes no tratamento de distribuição de água e tratamento da rede de esgoto. Os consumidores merecem um bom produto.

A Promotoria pública já pediu providências: reuniu com o Diretor do DAMAE, Vereadores e pediu soluções urgentes. Os vereadores são nossos representantes e terão que fazer o dever de casa. Eles sabem que o DAMAE não tem jeito.

Fazer empréstimos junto ao BNDS irá endividar mais ainda o DAMAE; O correto seria fazer parceria com a COPASA e o problema seria resolvido rapidinho.

Tem vereador pedindo plebiscito para o povo decidir o destino do DAMAE. Ele é muito esperto ( quer aparecer). Acontece que o povão não entende e nem conhecem nada sobre sistema de abastecimento de agua e tratamento de rede de esgoto. São cegos. Não sabem identificar o problema. Só querem benefícios. Isenções nunca mais. Tarifa social sim.

Querem o DAMAE porque este Órgão Municipal nomea muitas pessoas em cargos comissionados. É do conhecimento público que estas nomeações são politiqueiras. Se somarmos a folha de pagamento, com estas contratações bizarras, vamos encontrar situações protecionistas: como por exemplo: ex-vereadores, cabos eleitorais, viram funcionários (Homens de Confiança do Prefeito), o que ocasiona prejuizo para o erário público. Os concursados aguardam a sua chamada para posse, entretanto, o prefeito prefere os seus asseclas. Isso é legal? De quatro em quatro anos muda a direção do Órgão, tornando-se uma casa política. Eu entendo que, se vier a COPASA os funcionários concursados não serão despedidos, tendo em vista ser êles maioria. Vamos aguardar as providências que as autoridades municipais e legislativas vão tomar em favor do povo e da cidade. É só esperar a reunião do dia 27/03/2009, que será realizada na Câmara Municipal. Queremos uma água bem tratada, cristalina, pura. Exigimos um tratamento de rede de Esgoto de primeira qualidade. Quem paga corretamente os seus impostos merecem ser bem atendidos pelo DAMAE. Nos pagamos pela rede de esgoto e não possuimos o serviço.

A COPASA é a nossa unica opção. Ela está em 800 cidades mineiras. É uma Empresa saudável, de muita confiança. Só ela possui condições para melhorar a vida do povo de São João Del Rei.




Um comentário:

B@$$ disse...

Honestamente, não me importa que fique Damae ou Copasa. Que façam o melhor para o município...
Mas espero MESMO que não se esqueçam dos funcionários concursados.
Acabei de entrar no Damae no último concurso e não acho justo ser mandado embora por algo que nem mesmo me envolve. Não estou lá por favor de ninguém. E não estou pedindo muito, eu só quero trabalhar.