quarta-feira, 29 de abril de 2009

CORRUPÇÃO CAMPEIA NO CONGRESSO E NA CÂMARA FEDERAL.O QUE FAZER: VOTAR OU NÃO

A QUESTÃO DO VOTO FACULTATIVO NO BRASIL SE ARRASTA POR MUITAS DÉCADAS. SEM HAVER ACORDO, ATÉ HOJE SE DISCUTE A VIABILIDADE OU NÃO DESSA MEDIDA, CUJA DEFINIÇÃO APENAS CONTRIBUIRÁ PARA DEIXAR MAIS CLARO O CONCEITO DE DEMOCRACIA VIGENTE NO PAÍS. ATÉ AGORA, PREVALECEU A OBRIGATORIEDADE DO COMPARECIMENTO ÀS URNAS COM SANÇÕES ESTABELECIDAS CONTRA OS DESCUMPRIDORES DESSA NORMA.
A DEMOCRACIA NORTE-AMERICANA, NA QUAL O BRASIL GOSTA DE SE ESPELHAR, DESDE OS TEMPOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, DEIXA AO ELEITOR A ESCOLHA DE MAIOR, MENOR OU NENHUMA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO POLÍTICO. É A CONHECIDA POSTURA: FIQUE AUSENTE, SE QUISER, MAS DEPOIS NÃO RECLAME.
É UM PONTO DE VISTA RESPEITÁVEL, MAS QUE ENCONTRA RESISTÊNCIAS FORTES QUANTO Á SUA APLICABILIDADE NO PAÍS A EXPLICAÇÃO É SIMPLES. NOS ESTADOS UNIDOS , A DEMOCRACIA É FORTE, BEM EMBALSADA E NÃO CORRE RISCO DE FRACASSAR. AQUI, DIANTE DA FRAGILIDADE DO NOSSO MODELO DEMOCRÁTICO, SUJEITO A DESVIOS DE ROTA EM FUNÇÃO DA ADOÇÃO DE CAMINHOS POUCO ORTODOXOS, A NÃO OBRIGATORIEDADE DO VOTO PODERÁ FACILMENTE SE TRANSFORMAR EM MAIS UMA FORMA DE PROTESTO CONTRA OS ERROS DE MÚLTIPLA SORTE QUE O POVO VÊ EM SEUS LIDERES.
UM PLEITO NO QUAL O NUMERO DE AUSENTES, SOMADOS AOS SUFRÁGIOS NULOS E BRANCOS, SEJA MAIOR QUE O SOMATÓRIO DE VOTOS DADOS A TODOS OS CANDIDATOS DEIXA CLARA A INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AO QUE FOI FEITO DA NOSSA DEMOCRACIA.
CONTRA ISSO, O (S . T . E ) VEM SE BASEANDO HÁ MUITO TEMPO.
HOJE JÁ HÁ BRECHAS ABERTAS NESSA DIRECÇÃO, QUE PARTEM INCLUSIVE DE JUÍZES. AINDA É CEDO PARA SE DIZER SE ISSO REPRESENTA UMA TENDÊNCIA, MAS A PRUDÊNCIA RECOMENDA QUE NÃO SE FECHE PORTAS A ESSA MUDANÇA. AFINAL, MAIS FORTE SERÁ O MODELO DEMOCRÁTICO NA MEDIDA EM QUE SE PUSER À PROVA, BUSCANDO SEU APRIMORAMENTO. NESSE CAMINHAR, SERÃO EXCLUÍDOS DA VIDA PÚBLICA AQUELES QUE NÃO MERECEM PERMANECER NELA.
O GOVERNADOR, DR.AÉCIO NEVES, TEM SE MOSTRADO UM EXTRAORDINÁRIO DEFENSOR DA DEMOCRACIA E QUER MUDAR A REGRA DO JOGO. O MELHOR PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS É REALMENTE TENTAR SEGUIR O MODELO ELEITORAL AMERICANO. É MAIS DEMOCRÁTICO.
OS ELEITORES, QUE SÃO FILIADOS AO SEU PARTIDO POLÍTICO, ESCOLHENDO, NA PRÉVIA, O MELHOR CANDIDATO JÁ É UM AVANÇO PARA O FUTURO POLÍTICO DO NOSSO PAÍS.
FONTE.O TEMPO

Nenhum comentário: