quinta-feira, 7 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA - COPASA X DAMAE VIROU PALANQUE PARA O VICE-PREFEITO

A cidade de São João Del Rei, esta passando por um período muito delicado, no que tange ao sistema de saneamento básico. A saúde do seus 95.000 habitantes, poderá entrar em colapso, caso o DAMAE continue a insistir em oferecer o seu serviço inadequado, no que refere a distribuição de água e o não tratamento de rede de esgoto, apesar de cobrar na sua fatura este tipo de serviço que não existe. A Promotoria Pública do Município está muito preocupado com a péssima qualidade da prestação de serviços que o Órgão tem oferecido a população. O Sr. Promotor de Justiça Dr. RODRIGO DE BARROS, pede soluções urgentes ao Sr. Prefeito e Vereadores, para sanar estas irregularidades, com maior brevidade possível. Saneamento básico deve ser feito com muita responsabilidade, porque água e a rede de esgoto bem tratada não adoece a população. O Diretor, Dr. Jorge Hannas, foi acionado pelo Ministério Público local para assinatura de termo de conduta para melhorar e se adequar as normas legais da lei do saneamento básico. Quem votou no Prefeito Nivaldo Andrade, cobra dele água em suas torneiras, reclamam sobre esgotos correndo a céu aberto pelas suas ruas, vazamento de água em todos os pontos da cidade, etc. Os consumidores deste precioso líquido, alegam pagar o produto, entretanto, a sua caixa água esta vazia. O poder público municipal, não pode só arrecadar, ele por obrigação deve retribuir em dobro, dando aos que tem sede, água com fartura e bem tratada em suas casas. Os moradores estão com medo da dengue.
Houve um a audiência pública recentemente efetuada no Teatro Municipal com a participação de autoridades do poder judiciário, legislativo e executivo. Os representantes da COPASA -Belo Horizonte, estiveram presentes. Foi uma audiência muito proveitosa.
O povo que esteve presente, fizeram muitas perguntas ao Diretor do DAMAE, e ao Superindente da COPASA. Eles foram o centro das atenções, se divertiram bastante. O palanque foi todo do Dr. Jorge Hannas. As maioria das pessoas que compareceram são seus eleitores. O Sr. Promotor de Justiça , foi eloquente, explicou ao povo presente sobre a situação financeira da autarquia, discordou muito do diretor. O promotor se preocupa com a saúde do povo São-Joanense. Ele trabalha, exerce suas funções aqui, vive na cidade com sua família. O representante da COPASA foi muito questionado, porém não se abateu com as perguntas. Nivaldo andrade, entende e profetiza slenciosamente que o DAMAE não tem mais jeito. Ele foi embora sem despedir dos membros da mesa e dos presentes. Ele sabe que a dívida é impagável. Dr.Jorge Hannas disse que o DAMAE tem jeito. Será que é magico? Será que tudo se resolve no grito? Eu entendo que não. Vamos usar a nossa sabedoria e acompanhar os reclamos da população e suas boas intenções. Só que o zé povão são iludidos pelos mais esclarecidos e não sabem de nada. São João Del Rei merece uma empresa de respeito, que tenha situação financeira equilibrada e que seja notória na prestação de serviço no ramo de tratamento de água e esgoto e que atenda as necessidades do nosso povo.
Os vereadores QUEREM PLEBISCITO? SERÁ SOLUÇÃO? A cidade cresceu e queremos uma água e tratamento de rede de esgoto bem tratada. Não queremos mais enriquecer pessoas que nos enganam com palavras. Falam muito, mentem, e não são capazes para reverter a situação do saneamento básico de São João Del Rei, As autoridades do poder Judiciário, Executivo e legislativo trabalham para ver nossa cidade cada vez mais promissora e são pessoas que fazem história na terra dos livres. Os representantes do povo ( vereadores) foram eleitos para legislar e fiscalizar. A situação financeira do DAMAE, eles conhecem, entretanto, não podem fazer discussões na emoção, mas sim, com a razão. O povo agora vai conhecer melhor o seu representante na Câmara Municipal.
Eu não descuido, um só momento, das coisas que preocupam os são-joanenses.
Quero o melhor para a nossa querida cidade.
A solução: Parceria público privado.

Nenhum comentário: