segunda-feira, 20 de julho de 2009

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DEL REI- ACORDA

A gripe SUÍNA esta se espalhando no Estado de Minas Gerais. Precisamos trabalhar para conter esta epidemia. Municípios brasileiros já estão em estado de alerta. Sugiro ao Sr. Secretário de Saúde de São João Del Rei-MG, que informe á população são-joanense, através das emissoras de rádio e televisão, quais são as medidas que a Secretaria de Saúde está estudando para cuidar das pessoas que deverão ser atendidas nos hospitais, caso sejam contaminadas.
A nossa cidade não esta preparada para sentir de perto esta escalada epidemológica da gripe suína, eis que, são poucos os médicos infectologistas, que estão a disposição dos hospitais e Secretária de Saúde.
As instruções que estão sendo repassadas pela televisão e que nos assusta: Restringir missas, sessões de cinema, e outras formas de aglomeramento de pessoas. Usar mascaras quando estiver dentro de ónibus, se tiver febre alta e tosse procurar urgentemente os postos de saúde.
A Secretaria de Saúde, sendo pressionada pelos senhores vereadores, poderia emergencialmente contratar dez ou 20 médicos para dar conta da demanda, visto que, o povo já esta assustado. Uma simples gripe vai levar em pandemonia instalações dos hospitais para atendimento médico. A falta de profissionais disponíveis na nossa cidade nos preocupa. E aí, Secretário.
É necessário que apresse providências e que seja imedita. Quando começar o primeiro atendimento preventivo de triagem nos postos de Saúde, o povo entrará em pânico. Como ainda não recebemos informações básicas de vossa senhoria, o medo realmente esta presente nos nossos lares. A informação via rádio e televisão é o meio de prevenção mais eficaz para orientar a população como proceder em casos de emergências e a GRIPE SUINA é o assunto em tempo real. O silêncio dos responsáveis pela saúde do nosso município nos deixa apreensivos.
Aglomerações de pessoas tendem a favorecer a transmissão de qualquer uma das chamadas doenças de inverno, que costumam se espalhar por gotículas de saliva incluem a gripe comum.
Por enquanto estamos salvos e pelo que estamos sabendo esta gripe esta sendo tratada como uma gripe comum, porque a gripe comum também mata, só que nós não acompanhamos isso diariamente. Nas ruas de São João Del Rei a preocupação dos pedestre esta visivel. A gripe suína é o assunto em todas as rodas.
Queremos saber qual posto de saúde vai atender os pacientes, Se o exército vai nos ajudar, Se vai ter barracas ao ar livre para atendimento médico etc. Se hospitais vão atender os gripais poderá acontecer contaminação nos internos.
Se estamos preocupados é sinal de que chegou a hora da verdade.
Queremos manifestação dos profissionais da saúde sobre este assunto. Que o Secretário de Saúde seja complacente com o seu povo e que faça uma fiscalização rigorosa nos ónibus que estão trazendo turistas para conhecer nossa cidade. Pode ser que um passageiro esteja com sintoma da gripe. O que eu não quero para mim, não quero para os meus conterrâneos.

Um comentário:

mauro disse...

ja ouvi comentários de um caso aqui em são joão del rei, falta confirmação, esperamos ser apenas boatos mas devemos realmente ficar alerta. abçs.