segunda-feira, 27 de julho de 2009

Veja onde pode estar o prejuizo do usuário de Transporte urbano de São João del Rei

Esta é uma foto via satélite da cidade de São João del Rei. As linhas coloridas simulam os trajetos dos ónibus urbanos que circulam nas vias públicas municipais. A linha Amarela seria TIJUCO-COLÔNIA; a linha laranjada seria TIJUCO-TREVO; a linha verde seria BONFIM-SENHOR DOS MONTES. Todas estas linhas são de BAIRRO a BAIRRO. As duas linhas brancas mostram uma realidade que acontece em outras cidades e que deveria ser aplicada em São João del Rei, seriam as linhas BAIRRO-CENTRO e vice-verso. Observe neste mapa as linha coloridas representando itinerário de linhas de transporte urbano de passageiros feito pela empresa Presidente. Imaginemos que a planilha de custo de linha de ônibos é calculada de destino a destino, ou seja, Bairro-Bairro. Então quem faz uso das linhas Tijuco-Colônia, Tijuco-Trevo, Bonfim-Senhor dos Montes, estaria pagando por todo o trajeto. Acontece que o normal é o passageiro sair do seu bairro para ir até o centro e vice-versa. Embora ele esteja utilizando metade do trecho, ele continua a pagar pelo trecho inteiro. Sendo assim, tudo leva a crer que o usuário deste transporte está sendo lesado.
O ideal seria fazer como acontece nas outras cidades. A linha de ônibus urbano teria que ser Bairro-Centro e vice-versa. Assim sendo, na planilha de custo da empresa o trecho ficaria mais em conta para a população, que estaria pagando pelo caminho percorrido. Sendo assim, a passagem poderia estar custando algo em torno de 50% do valor atual.
Este tema poderia ser debatido no plenário da Câmara Municipal. Um debate entre os edis Sílvia Fernanda e Mauro da Presidente, bateria um recorde de audiência em qualquer mídia local, seja rádio, televisão, tribuna livre da câmara ou mesmo na internet, quem sabe...
Donos de concessárias do transporte urbano de passageiros quando vencem uma concorrência pública em um município tornam-se exclusivistas neste ramo na cidade onde vai operar.
Eles são trazidos normalmente por uma autoridade do município preferêncialmente pelo Prefeito ou Deputado ou então acordo entre-se. É por isso que estes ricos empressários não gostam de extranhos no ninho. Dificilmente saem do seu reduto pois consideram-se eternos pois passam a gozar de privilégios. O contrato com a prefeitura pode render anos, sujeito a prorrogação. Vocês que fazem pesquisa via internet deve lembrar do caso BEJANE.
Por que estamos pagando R$1,80 por um trajeto pequeno por um grande.
Respondo: O que vale para a empresa é o destino real: saida e chegada não importa a distância.
Será que os vereadores concordam com esta cobrança?

2 comentários:

Alex Lombello Amaral disse...

De fato, quase todos fazem meio trajeto. Porém, acho que seria preciso mais que criar linhas bairro-centro. Seria conveniênte criar uma central onde os passageiros que quisessem ir para outro bairro pudessem fazer baldeação para outro ônibus. Assim, qualquer pessoa poderia sair de qualquer bairro da cidade para qualquer outro com uma passagem. Teriamos um transporte coletivo inteligênte.

Bruno Nascimento Campos disse...

Sem dúvidas criando-se linhas bairro-centro, amarrando-as à um terminal central onde os passageiros pudessem realizar baldeação seria uma boa solução para resolver alguns dos problemas do transporte público em São João.