O nosso Governador Dr.Aécio Neves pegou de surpresa o presidente do PSDB e Secretário do partido, que o acompanhou ao Palácio das Mangabeiras. Assim que eles chegaram, ele entregou a carta em que desistia da pré-candidatura.
Os parlamentares tomaram um susto, mas nem tiveram chance de argumentar.
Aécio avisou que sua decisão já estava tomada. Justificou que sua proposta política era de convergência com outros partidos políticos além do DEM e do PPS e que o tempo tinha se expirado. A indecisão de SERRA impede uma costura. Abril será tarde demais.
Aécio destacou também que muita gente já tinha compromisso com ele, ressalvando " muita gente da base " do governo LULA.
Em seguida, o governador telefonou para JOSÉ SERRA em São Paulo, convidando-o para estar presente no anuncio de sua decisão. antes, eles já tinham conversado.
O governador paulista alegou que tinha acabado de chegar de viagem ao exterior e que estava meio febril. Antes, Aécio tinha telefonado também para o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Aos dois, o mineiro foi enfático em dizer que não aceitaria ser candidato a vice. Não venham com esta conversa, pediu anunciando que iria se dedicar integralmente à candidatura do vice-governador mineiro ANTÓNIO ANASTASIA e que estava convicto da sua vitória.
Além dos tucanos, Aécio conversou por telefone também com o deputado federal CIRO GOMES, árduo defensor de sua candidatura.
O tema: a construção de uma aliança diferente. Que não vingou. pelo jeito.
O governador mineiro lamentou que o partido não tenha optado pelas prévias por ele defendidas como sistema de escolha do candidato.
Nas últimas semanas, AÉCIO vinha indicando uma possível desistência.
Em Outubro, ele deu um ultimato ao partido informando que só estaria disponível para uma candidatura presidencial até Dezembro. Passado o prazo, se dedicaria ao quadro sucessório de Minas Gerais e a concorrer a uma vaga no SENADO.
Ainda existe uma luz no fim do túnel. O governador mineiro sabe dar o troco na política somente com uma só TACADA: O jogo esta começando. O partido não tem JOSÉ SERRA como automaticamente candidato e com isso tende como urgente uma decisão do paulista.
Candidatura depende também do candidato querer.
Caso JOSÉ SERRA não entre na disputa o partido PSDB com toda sua bancada voltará a conversar com Aécio Neves.
Em política tudo é possível.
O partido entende como um gesto do tamanho do governador: de equilíbrio, solidariedade no sentido de convergência. Nos vamos continuar juntos e ganhar as eleições de 2010 para fazer um BRASIL parecido com que ele defende.
Eu entendo que essa desistência do governador ainda não é concreta, tanto é verdade que até a presente data o partido PSDB ainda não tem o seu candidato.
Nada na política é irreversível.
Se o governador JOSÉ SERRA depois desta jogada de mestre do governador mineiro entender que não vai dar para ele sustentar as suas alianças, nos mineiros teremos que fazer um apelo ao governador Aécio Neves para que ele seja o candidato do PSDB-
Nenhum comentário:
Postar um comentário