segunda-feira, 19 de abril de 2010

NOTÍCIA ESPETACULAR - AQUÍFERO NA AMAZONAS PODE SER O MAIOR DO MUNDO

RESERVA ALTER DO CHÃO TEM VOLUME DE 86 MIL KM3 DE ÁGUA POTÁVEL.
QUANTIDADE PERMITIRIA ABASTECER POPULAÇÃO MUNDIAL POR 100 VEZES
Um grupo de pesquisadores da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ( UFPA ) apresentou um estudo, no dia 16/04/2010, que aponta o AQUÍFERO ALTER DO CHÃO como o de maior volume de água potável do mundo.
A reserva subterrânea está localizada sob os estados do AMAZONAS, PARÁ E AMAPÁ e tem volume de 86 mil Km3 de água doce, o que seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes, ainda de acordo com a pesquisa.
Um novo levantamento, de campo, deve ser feito na região para avaliar a possibilidade de o AQUÍFERO ser ainda maior do que o cálculado inicialmente pelos geólogos.
Em termos comparativos, a reserva ALTER DO CHÃO tem quase o dobro do volume de água potável que o aquífero guarani - 45 MIL KM3 de volume - ,até então considerado o maior do país e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior AQUÍFERO do mundo, já que está sob o maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do AMAZONAS/SOLIMÕES.
O AQUÍFERO ALTER DO CHÃO deve ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar engano sobre a localização da reserva.
O nome a ser proposto para mudança do nome: AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA, eis que, teria uma visibilidade comercial mais interessante..
A pesquisa será a visita aos poços já existentes na região do AQUÍFERO.
Os geólogos vão avaliar o potencial de vazão. Dessa maneira teremos como mensurar a capacidade de abastecimento da reserva e calcular a melhor forma de exploração da água, de maneira que o meio ambiente não seja comprometido.
O AQUÍFERO ALTER DO CHÃO é o maior do mundo. Este tipo de reserva segue a proporção de tamanho da BACIA HIDROGRÁFICA que fica acima dela. Cerca de 40% do abastecimento de água de Manaus é originário do AQUÍFERO ALTER DO CHÃO . As demais cidades do AMAZONAS têm 100% do abastecimento tirado da reserva subterrânea. São Paulo, tem seu abastecimento em torno de 30% vindo do AQUÍFERO. Esta reserva, na área que corresponde a MANAUS, já está muito contaminada. É onde o AQUÍFERO aflora e também onde a coleta de esgoto é insuficiente. ainda em alto volume de emissão de esgoto in natura nos igarapés da região.
RECUPERAÇÃO DA RESERVA
ALERTA para a exploração comercial da água no AQUÍFERO ALTER DO CHÃO: A água dessa reserva é potável, o que demanda menos tratamento quimico. Por outro lado, o médio e o longo prazo, a exploração mais interessante é da água dos rios, pois a recuperação da reserva é mais rápida. A vazão do RIO AMAZONAS é de 200 mil m3/segundo. É muita água. Já nas reservas subterrâneas a recarga é muito mais lenta.
A qualidade da água pode ser explorada no LATER DO CHÃO.
A região amazônica é menos habitada e por isso menos poluente. No Guarani, há um problema sério de fluor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. A formação rochosa é diferente e filtra menos água da superfície. No ALTER DO CHÃO as rochas são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea.

Nenhum comentário: