segunda-feira, 16 de agosto de 2010

.RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA É RECORDE EM ANO ELEITORAL.

Com o terceiro lote sendo restituído hoje, devolução atinge número histórico valor, também recorde, enconsta em 5 bi.
A Receita nega ingerência política e atribui devoluções à arrecadação mais alta e a maior auto regulação.
Em ano eleitoral, a Receita atingirá recorde histórico de liberação de restituições para o período com a entrega do terceiro lote de restituições do IRPF
O crédito no Conta Corrente dos contribuinte beneficiados será feito hoje.
No ano passado, A FOLHA revelou que o governo segurou restituições. A justificativa dada na ocasião foram os problemas de caixa com a queda de arrecadação devido à crise econômica mundial. Logo após a informação , foi liberado o maior lote individual de restituições
Neste ano, sem problemas de caixa e com arrecadação revigorada, o governo pôde liberar as restituições mais rápido. A Receita restituiu sem qualquer ingerência política, diz o supervisor nacional, JOAQUIM ADIR
O avanço teria seguido um padrão de alta desde 2008 -que não ocorreu de Junho a agosto devido devido ao represamento da restituição, medida depois revista pelo fisco.
ADIR atribui a alta à maior arrecadação e ao aumento da auto-regulação. Os contribuintes passam a entender o sistema e acertam suas situações, além, da possibilidade de fazer regularização por meio de malha fina on-line,
A receita teve um esforço de regularização que deve ser levado em conta.
A restituição pode até fazer o contribuinte ter mais simpatia pelo governo, mas esse cálculo seria político, não é feito na Receita. A maior eficiência explica melhor o fenômeno, além de uma folga maior no ORÇAMENTO do que a prevista.
Não se pode negar a eficiência dos processos da Receita Federal e a possibilidade de o contribuinte realizar correções mais rapidamente, isso agiliza as restituições.
O fator mais importante é a folga de caixa do governo neste ano.
Como a arrecadação vem batendo recorde em cima de recorde, o governo não precisa represar as restituições e mais ainda, as alterações nas alíquotas de IR postas em prática neste ano pela Receita .
Com as novas alíquotas, há uma distorção maior na arrecadação e nos valores retidos. Com isso, aumenta a necessidade de o governo devolver o dinheiro arrecadado em excesso.
Se houve uma estratégia do governo de liberar mais rapidamente as restituições com calculo eleitoral, não foi uma boa ideia. Mais restituições significa que mais gente foi tributada além do que deveria.
O recebimento da restituição pode provocar uma boa vontade do contribuinte com o governo.
Na verdade o governo devolve agora um dinheiro cujo tributo incidiu no ano anterior.

Nenhum comentário: