domingo, 20 de março de 2011

IMPOSTO DE RENDA - CUIDADO NO PREENCHIMENTO DE SUA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES


a - O QUE SERÁ CRUZADO
Todos devem começar a acertar a sua situação com o LEÃO, pois neste ano o fisco começa a CRUZAR mais informações, e no máximo em dois anos estará cruzando praticamente tudo. as informações que envolvem CPF OU CNPJ serão cruzadas on-line com:
b - CARTÓRIOS: Checar os bens imóveis - terrenos, casas, apartamentos, sítios, construções: DETRANS: Registro de propriedade de veículos, motos, barcos, jet-ski, etc.;
BANCOS: Cartões de crédito, débito, aplicação, movimentações, financiamentos.
EMPRESAS EM GERAL: Além das operações já rastreadas ( folha de pagamento, FGTS, INSS, IRRF, ETC.), as operações de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, incluidos os básicos ( luz, água, telefone, saúde), bem como os financiamentos em geral.
Tudo através da Nota Fiscal eletrônica. Tudo isso nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, amarrando pessoa física e pessoas jurídica através destes cruzamentos e podendo, ainda, fiscalizar os últimos 5 ( cinco anos).
c - SUPERCOMPUTADOR R-REX E SISTEMA HARPIA
Receita Federal passou a contar com T-REX, um supercomputador que leva o nome do devastador TIRANOUSAURO REX, e o SOFTWARE HARPIA, ave de rapina mais poderosa do país, que teria até a capacidade de aprender com o comportamento do contribuintes para detectar irregularidades.
O programa vai integrar as secretarias estaduais da fazenda, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito e os cartório.
d - DIMOF
Com fundamento na Lei Complementar 105/2001 e em outros atos normativos, o órgão arrecador - fiscalizador apressou-se em publicar a IN RFB 811/2008, criando a DIMOF, pela qual as instituições financeiars, têm de informar a movimentação de pessoas físicas, se a mesma superar a infima quantia de cr$ 5.000,00 no semestre, e das pessoas jurídicas, se a movimentação superar a bagatela de R$ 10.000,00 no semestre.
A primeira DIMOF foi apresentada em 125 de Dezembro de 2008.
e - DECLARAÇÕ DO IMPOSTO DE RENDA JÁ PRONTA PELO FISCO PREVIAMENTE:
O acompanhamento e controle da vida fiscal dos indivíduos e das empresas ficará tão aperfeiçoada que a RECEITA FEDERAL passará a oferecer a declaração de imposto de renda já pronta para validação do contribuinte, o que poderá ocorrer já daqui a dois anos.
f - ATENÇÃO PESSOAL
JAMAIS FAÇA DOAÇÕES!
SE TIVER DE DOAR ALGUM DINHEIRO A UM FILHO, POR EXEMPLO, DECLARE APENAS COMO EMPRÉSTIMO, CASO CONTRÁRIO SERÁ TAXADO EM 4% EM IMPOSTO ESTADUAL!!!!
g - ) CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES PATRIMONIAIS DO CONTRIBUINTE:
O projeto prevê, também, a criação de um sistema nacional de informações patrimoniais dos contribuintes, que poderia ser gerenciado pela Receita Federal e integrado ao Banco Central, Detran, e outros órgãos.
h - - REVISA SUAS DECLARAÇÕES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS. PODEM SER FISCALIZADOS
Tendo em vista esse arsenal, que vem sendo continuamente reforçado para aumentar o poder dos órgãos fazendários, recomenda-se que o contribuinte promova revisão dos procedimentos contábeis e fiscais praticados nos últimos cinco anos.

Nenhum comentário: