domingo, 21 de outubro de 2012

Se os sinos falassem, o que diriam da nossa política em São João del-Rei?


A cidade ainda está absorvendo os resultados das urnas. Cientistas políticos hão de se debruçar sobre as sequências dos fatos que traduzem um histórico de Amor e Ódio em relação aos herdeiros políticos do legado de Tancredo Neves em São João del Rei. Aécio Neves, ao longo de sua carreira política, tem sido um dos maiores parceiros de São João del-Rei, trazendo grandes benefícios para esta região, ainda que na maioria das vezes o mandatário da cidade não tenha sido aquele indicado por ele. 


Aécio inicia sua carreira política em 1986.A ascensão política de Nivaldo Andrade acontece 2 anos depois, em 1988, quando foi alçado a prefeito de Tiradentes. Um ano antes de terminar seu mandato, Andrade se descompatibiliza do cargo em Tiradentes para se eleger prefeito em São João del Rei, em 1992. Desde então, Aécio e Nivaldo viram adversários ferrenhos.

Apadrinhado pelo então Governador Newton Cardoso, Andrade se apresentava como o menino pobre, vendedor de picolé e filho de lavadeira que veio para desbancar as oligarquias são-joanenses. Quanto mais Nivaldo provocava a ira dos Neves, mais ele era ovacionado pelos eleitores da periferia. Tido como o prefeito dos pobres Nivaldo investia em infraestrutura nos bairros periféricos, do mesmo modo, os herdeiros de Tancredo Neves investiam em mídia para se opor ao caudilho que os humilhava em praça pública.

De uma rádio AM, o império de comunicação dos irmãos Neves se multiplicou em uma rádio AM, duas FMs, um semanário impresso e um canal de TV. No seu segundo mandato de prefeito, Nivaldo Andrade era notícia constante nas páginas policiais do jornal Gazeta, de propriedade dos Neves. Ao longo do tempo, a oposição de Nivaldo acumulava processos e mais processos contra ele. Cada processo com direito a grandes manchetes na mídia dos irmãos Neves.

Uma aproximação estratégica entre os rivais

Quanto mais a mídia de Aécio vitimava Nivaldo Andrade, mais ele crescia como mártir no gosto popular. Nivaldo chega ao seu segundo mandato em 2001 com perspectiva de ter um canal de TV Educativa independente em São João del Rei, onde ele pudesse se defender dos ataques constantes de uma oposição raivosa. Tal canal tinha ligações com forças petistas que também não interessavam aos Neves. Foi neste momento que os irmãos Neves se desarmam e acenam com uma trégua para que Nivaldo não se esforçasse para repetir o sinal da TV Inconfidentes em São João del Rei.

Em 2004 Nivaldo Andrade desiste da reeleição na última hora. Pela primeira vez Aécio Neves consegue fazer seu candidato numa inédita aliança com o Partido dos Trabalhadores. Escândalos de corrupção na administração municipal de seu candidato corrói o seu capital político, afastando o PT da parceira. Em 2008, pela terceira vez, Nivaldo Andrade retorna triunfante nos braços do povo vencendo o candidato de Aécio e o candidato do Lula, perdendo apenas em 2 urnas.

De parceiros a grandes aliados

Sem nenhum “capital político” em São João del Rei, restou aos irmãos Neves abraçar a administração de seu antigo algoz, Nivaldo Andrade, para desconforto da elite são-joanense. A parceria aos poucos foi se consolidando politicamente. Graças ao apoio de Nivaldo Andrade, o PSDB consegue emplacar a candidatura do deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB).

 Para tentar evitar que o Partido dos Trabalhadores chegasse ao poder municipal, os irmãos Neves impunham com galhardia a candidatura de Nivaldo Andrade e usam de todo o seu poderio midiático para elegê-lo pela quarta vez. Aécio tenta fazer acreditar que esta seria a melhor proposta para São João del Rei. Talvez até seria para os interesses dos irmãos Neves, mas a cidade entendeu que não. Por incrível que pareça, desta vez, a população resolveu votar também contra Nivaldo Andrade.

O comportamento das urnas em São João del-Rei

Durante três campanhas eleitorais, Nivaldo foi vitorioso por se posicionar contra os interesses dos netos de Tancredo em São João del Rei. Depois de se transformar no próprio interesse dos irmãos Neves, Nivaldo é literalmente descartado nas urnas. Não se trata de uma derrota pela mudança. A aliança de Nivaldo e Aécio também é uma grande mudança e talvez fosse positiva para São João del Rei. Mas o povo entendeu que não.

Ficam as indagações: - O que tem de errado com a política dos irmãos Neves da Cunha em São João del Rei capaz de provocar este comportamento das urnas? Como a população entendeu que desta vez Nivaldo não seria a melhor opção, sendo que toda a mídia dos irmão Neves estava a serviço da candidatura deste eterno campeão de votos? A resposta estaria nas Redes Sociais? É um novo fato bastante interessante para se levar em conta, além do desejo de mudança mostrado por parte da população... Ao que tudo indica, a força das redes sociais foram um fator relevante para os resultados mostrados nas urnas. Uma democracia se mostrando em novos meios de comunicação sem donos... (Fonte: Portal 007)

Nenhum comentário: