Gestores públicos, quando assumem seus mandatos parlamentares: Presidente, Senador, Deputados Estaduais, Federais, Prefeitos, Vereadores, Cargos de confiança etc, são obrigados por lei, a apresentar sua declaração do imposto de renda, ao Cartório Eleitoral.
Após cumprir sua missão ( 4 anos ) reelegendo ou perdendo o seu mandato parlamentar, a obrigação de prestar contas à Justiça Eleitoral é sumamente designada pelo Sr. Juiz eleitoral, responsável pela Comarca do Município. O Sr. Juiz Eleitoral, vai solicitar novamente a todas as autoridades, que deixaram os seus cargos, a apresentar sua declaração do imposto de renda.
Quando um Prefeito é eleito através do voto, ele faz um juramento perante ao Juiz Eleitoral, que vai trabalhar para beneficiar a vida da cidade e do povo que o elegeu.
Os eleitores, quando elegem um prefeito é porque a sua mensagem, promessas, compromissos assumidos, via palanque eleitoral, faz o povo sonhar, eis que, mudanças politicas passam a ser prioridades para melhorar o crescimento e a economia do município. Não pode iludir o povo. Se fizer diferente, ele será punido no decorrer do seu mandato.
Quando é proclamado prefeito, a primeira iniciativa deste novo gestor público, é nomear os seus secretários. Os nomes que serão apresentados a sociedade ( cargos de confiança ) sempre causa surpresa. Para atender os anseios da sua comunidade ele deverá escolher um profissional para cada área de trabalho. Exemplo: TURISMO- Especialista da área, Contador- Especialista Ciências contábeis - Secretário de Finanças -Economista - Administração - Administrador de Empresa etc.
Uma Administração Municipal sendo bem montada tem tudo para dar certo. Difícil mesmo é confiar nas pessoas que são escolhidas.
Quando colocamos um bastão nas mãos de pessoas inescrupulosas, desonestas, com o passar do tempo, complicações administrativas vão surgindo. Se a autoridade do Município não tomar providências urgentes para sanar irregularidades existentes em alguma pasta, passa a ser conivente com o responsável . É assim que funciona e eles sabem de suas responsabilidades.
O Ministério Público não brinca em serviço. São realmente fiscalizadores do dinheiro público. Não admitem corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de dinheiro, roubos etc.
Quando um a administração municipal é desastrada os promotores agem rápido e a verdade aparece. Estamos passando por maus momentos. O povo se prepara para votar no próximo prefeito a ser eleito no dia 05 de Outubro de 2008. O que queremos é viver numa cidade linda para se viver. Não queremos um prefeito corrupto e sim uma autoridade que olhe com carinho o destino de nossa cidade.
Os gestores públicos devem ser acionados pela justiça eleitoral, para apresentar suas declarações de renda para ser mostrada ao povo que o elegeu. Os políticos não gostam de apresentar declaração de renda. Podem adoecer. Como podem comprovar suas compras imobiliárias milionárias em pouco tempo de mandato?
É muito importante acompanhar a evolução patrimoniais dos prefeitos,secretários, vereadores que estão deixando os seus cargos.
Se eles foram honestos, parabéns. Se foram desonestos, que paguem pelos seus erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário