domingo, 5 de outubro de 2008

CHEGOU O DIA 05 DE OUTUBRO DE 2008 DIA DE MUDANÇAS POLITICAS

Hoje, nas urnas, o eleitor escolherá seus mandatários, na área municipal.
Bastariam essas palavras - " nas urnas " - para assinalar o clima democrático em que vivemos. E essa foi uma conquista popular que não pode, nem de leve, ser esquecida.
Mas, foi apenas a primeira etapa de um processo politico para cuja continuidade e aprimoramento é fundamental a participação de todos os brasileiros.
É evidente, a descrença que invade, hoje, a consciência cívica de nossa gente.Houve todo um sistema de deletéria vivência politica, que resulta da alarmante desmoralização dos eleitos. A corrupção, a demagogia, o nepotismo, os interesses subalternos - que se confundem com a com a desonestidade são fatores fundamentais dessa descrença popular. Muito se tem falado sobre a crescente onda de descrédito e incompetência dos candidatos.
A demagogia sobrepuja o civismo, o despreparo campeia livre na seara eleitoreira e a desonestidade é título de competência administrativa. A mais chula e falsa promessa às véspera do pleito transforma-se em moeda de troca com o eleitor, em uma evidente subversão de valores o que é inacreditável, num país existe o sistema democrático.
A consequência é que o terreno putrído do exercício político, minado e corrompido, vem afastando os mais capazes e os de maior devoção cívica. A seleção se processa por meio de um metódo inverso, de escolha dos menos capacitados e mais incompetêntes.
Inverteram-se, pois os critérios. Avilta-se o exercício da vida publica . Corrompem-se consciências. Vulgariza-se o mandato do voto.
A verdade, porém, que precisa ser lembrada, é que o próprio eleitor é o principal responsável por este descalabro politico que nos ameaça. É ele, o eleitor quem escolhe os seus representantes, em um processo que, nem sempre, o correto e o mais justo. No seu discernimento e na sua independência encontra-se a possibilidade de aprimoramento da politica, na sua mais elevada conceituação.
Daí a importância do voto no regime democrático.
Nos eleitores, temos a obrigação de votar em candidatos preparados intelectualmente para exercer o cargo de prefeito e vereador.
Se você eleitor, votar em um candidato, seu conhecido, mesmo sabendo que ele não possua condições para legislar, será uma tragédia, lá na Câmara Municipal. Um representante público sem qualificação, sem formação cultural, jamais poderá trabalhar em benefício da cidade e de seu povo. Pense muito antes de votar. São João Del Rei, merece um tratamento especial com a escolha de vereadores cultos, para nos ajudar a fiscalizar os erros do futuro gestor público.
Chegou a hora da verdade. Faxina geral e vamos todos, voltar a sonhar novamente por dias melhores. Nos merecemos.

Nenhum comentário: