AS DENÚNCIAS DA EXISTÊNCIA DE MARAJÁS NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS MOSTRAM QUE SALÁRIOS, CUJAS CIFRAS SÃO UM DELÍRIO E MORDOMIAS DIGNAS DE UM SULTÃO, SE TORNARAM BENESSES BANCADAS COM RECURSOS PÚBLICOS.
NÓS, CONTRIBUINTES, SOMOS TRATADOS COMO OS BOBOS DA CORTE, AO ASSISTIRMOS PASMADOS, À FACILIDADE COM QUE OS SOBERANOS USUFRUEM DE ABUSOS SUSPEITAMENTE ADQUIRIDOS.
REMOTA É A POSSIBILIDADE DE ESSA NOBREZA PRESTAR CONTAS DA UTILIZAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO AOS SULBATERNOS.
IRONICAMENTE, EM SUA UTÓPICA REALIDADE, ESSES FIDALGOS PENSAM, E SE CONVENCEM, QUE SÃO GUARDIÕES DA MORALIDADE. SEUS DISCURSOS PREGAM VALORES ÉTICOS E POSTURAS DE CORREÇÃO DIAMETRALMENTE OPOSTO ÀS SUAS PRÁTICAS. E, COMO É COMUM EM TODOS OS CORTES, ESSES NOBRES SÃO CERCADOS DE BAJULADORES, QUE, COMO FIÉIS ESCUDEIROS, PROTEGEM E ADULAM SUAS MAJESTADES, EM TROCA DE PROTEÇÃO E VANTAGENS, EM, GERAL PECUNIÁRIAS. O LÓGICO SERIA QUE OS ( TCEs) ATUASSEM COMO ÓRGÃOS TÉCNICOS QUE, EM NOME DO POVO, FISCALIZAM A INTEGRIDADE DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS. NA REALIDADE, ENTRETANTO, A FORMA COMO SE ELEGEM OS REPRESENTANTES PARA FISCALIZAR O DESTINO DO DINHEIRO DO POVO É BASEADA EM DECISÃO POLÍTICA, O QUE CONTAMINA TODO O PROCESSO.
EM UMA DEMOCRACIA REAL, A GESTÃO PÚBLICA DEVERIA SER FISCALIZADA POR TRIBUNAIS DEMOCRÁTICOS DE CONTAS, COM MEMBROS INDICADOS À MARGEM DOS INTERESSES POLÍTICOS-PARTIDÁRIOS.
PORÉM, ENQUANTO A SOCIEDADE CIVIL FICAR DISTANTE DESSA DISCUSSÃO ACEITANDO, SEM RECHAÇO, UM TRIBUNAL DE CONTAS CUJA INEFICÁCIA É UMA CONSTANTE, NOSSOS SOBERANOS CONTINUARÃO A TRATAR OS CIDADÃOS COMO SIMPLES CRIANÇAS.
E, DESSA FORMA, ESSE CONTO DE FADAS CONTINUARÁ A TER UM FINAL FELIZ APENAS PARA UNS POUCOS APAZINADOS.
A ESCOLHA DOS CONSELHEIROS DO (T C E ) É UM CONTO DE FADAS. OS HOMENS QUE QUE EXERCEM O CARGO DO (T C E) SÃO EX-DEPUTADOS. SÃO NOMEADOS POR INDICAÇÃO POLÍTICA ( POLÍTICOS) E COMO SABEMOS SÃO PROTEGIDOS PELOS DEPUTADOS QUE EXERCEM MANDATO.
O CRITÉRIO PARA NOMEAR UM CONSELHEIRO NÃO É DIGNO. QUEM RESPONDE PROCESSO NA JUSTIÇA JAMAIS PODERIA OCUPAR ESTE CARGO. ENFIM, A JUSTIÇA É CEGA. ELA FALHA MAS ACORDA A TEMPO.
FONTE: Alexandre.b.q.
Nenhum comentário:
Postar um comentário