sexta-feira, 15 de maio de 2009

FUTUROS MOTORISTAS PRESTEM ATENÇÃO - DIREÇÃO DEFENSIVA

COMO PARAR O SEU VEÍCULO NA VIA

O condutor defensivo deve conhecer os tipos de paradas do veículo, tempo e distância necessários para cada uma delas, a fim de evitar acidentes.
1 - DISTÂNCIA DE SEGUIMENTO: É a distância entre o seu veículo e o que segue à sua frente, de forma que você possa parar, mesmo em uma emergência, sem colidir com a traseira do outro.
2)- DISTÂNCIA DE REAÇÃO: É aquela em que o seu veículo percorre desde a percepção do perigo até o momento em que pisa no freio.
3)- DISTÂNCIA DE FRENAGEM: É aquela em que o veículo percorre a partir do momento em que o sistema de freios é acionado até a parada total do veículo.
4)- DISTÂNCIA DE PARADA TOTAL: É aquela em o seu veículo percorre desde a percepção do perigo até parar, ficando a uma distância segura de outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via.
OBS: a distância de parada é a soma da distância de reação mais a distância de frenagem e, portanto deve ser maior que as duas juntas para evitar a colisão.
Essa deve ser a distância de seguimento, ou seja, uma distância segura.
PREFERÊNCIA DE PASSAGEM DO SEU VEÍCULO
Em vias nas quais não há sinalização específica, tem a preferência de passagem:
-Quem estiver transitando pela rodovia, quando apenas um fluxo for proveniente de auto-estrada.
- Quem estiver circulando uma rotatória.
- Quem vier pela direita do condutor, nos demais casos.
Em vias com mais de uma pista, os veículos mais lentos têm preferência de uso da faixa da direita. Já a faixa da esquerda é reservada para ultrapassageme para veiculos de maior velocidade.
Também tem prioridade de deslocamento veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização de trânsito e as ambulâncias, bem como veículos precedidos de batedores. E a prioridade se estende também ao estacionamento e à parada desses veículos.
Para poder exercer a preferência, é preciso que os dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente , indicativos de urgência, estejam acionados. ( Se for o caso )
- Deixe a passagem à sua esquerda. Desloque-se à direita e até mesmo pare, se necessário.
Vidas podem estar em jogo
- Se você for pedestre, aguarde n o passeio ao ouvir o alarme sonoro. Só atravesse a rua quando veículo já tiver passado por ali.
- Veículos de prestadores de serviços de utilidade pública ( companhia de água, luz, esgoto, telefone, etc) também tem prioridade de parada e estacionamento no local em que estiverem trabalhando. Mas, o local deve estar sinalizado, segundo as normas do CONTRAN
PROIBIDO ULTRAPASSAR:
1 -Sobre pontes e viadutos
2 - Em travessia de pedestres
3 - nas passagens de nível
4 - Nos cruzamentos ou em suas proximidades
5 - em trechos sinuosos ou em aclives sem visibilidade suficiente
6 - Nas áreas de perímetro urbano das rodovias

Nenhum comentário: