sexta-feira, 3 de julho de 2009

GRIPE SUINA -PERGUNTA E RESPOSTA

O QUE É GRIPE SUINA?
RESPOSTA - É o resultado de uma miscigenação de genes de um virús de gripe de porcos ( INFLUENZA TIPO A) e de outro que afeta seres humanos. Tem uma letalidade maior.
COMO É TRANSMITIDA?
RESPOSTA - Assim como a gripe comum, ela se propaga rapidamente por pequenas partículas do ar ou por contato direto.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS EM PESSOAS?
RESPOSTA - Febres altas e repentinas, tosse, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas.
A INFECÇÃO PODE SER TRATADA?
RESPOSTA - Dados iniciais sugerem que os dois antivirais destinados à luta contra a gripe, o TAMIFLU e o RELENZA, são eficazes contra o novo virús se forem tomados logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.
A VACINA CONTRA A GRIPE ESTACIONÁRIA HUMANA EVITA A GRIPE SUÍNA?
RESPOSTA - NÃO, MAS OS INFECTOLOGISTAS DIZEM AS PESSOAS DEVEM SE VACINAR PORQUE A IMUNIZAÇÃO DIMINUI BASTANTE A PREOCUPAÇÃO DE QUEM POSSA VIR A FICAR GRIPADO. OUTRA VANTAGEM É A DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO DO VIRÚS SELVAGEM - DA GRIPE COMUM - COM A POSSIBILIDADE DE ESSE VIRÚS SOFRER UMA NOVA MUTAÇÃO E MUDAR O PERFIL DA DOENÇA
QUAL É O AGENTE CAUSADOR DA DOENÇA?
RESPOSTA - o virús INFLUENZA. Assim como no ser humano, os virús da gripe sofrem mutação contínua no porco. Os porcos, então, contribuem para o aparecimentode novos virús, que podem provocar o surgimento de um novo tipo de gripe

Nenhum comentário: