quarta-feira, 7 de outubro de 2009

JOVENS CARAS-PINTADAS ENSAIAM MANIFESTAÇÃO A FAVOR DA ÉTICA NA POLÍTICA

O Movimento estudantil que não se alinhou ao governo ensaia suas primeiras manifestações no sentido de demarcar seu inconformismo com os rumos do país, como acontecia no pré 1964.
Ontem, em São Paulo, estava programada uma marcha de estudantes que vem sendo convocados via internet para protestar contra os desmandos mais recentes do Senado.
A reação começou com as denúncias contra o Presidente do Senado JOSÉ SARNEY. Pela WEB, rapidamente se formou um movimento, o ( Fora SARNEY) , destinado a dar ressonância popular à indignação provocada pelas denúncias da imprensa contra o senador.
O movimento se consolidou, embora não tenha conseguido levar a termo o objetivo a que se propôs.
Todas as denúncias contra o senador foram arquivadas pelo Supremo, frustrando as expectativas de parte da sociedade -aquela que acredita que é possível uma mudança no quadro político.
Isso terá de ser feito de fora para dentro. Tanto que a derrota deu novo fôlego ao movimento,que mudou seu objetivo tático, focando na necessidade de mobilizar a sociedade.
O despertar desse novo movimento estudantil constitui um reforço importante ao trabalho que, até agora, vem sendo feito quase solitariamente pela imprensa. Esta dá transparência ao processo político. Aquele, vai provocar a sociedade a reagir , convencendo-a que é possível influir no processo, desde que ela deixe de ser tão resignada como tem sido.
A democracia tem os instrumentos para utilizar as mudanças que a sociedade almeja. O principal deles é a liberdade. Mas, para isso, é preciso que haja efetiva participação sem alinhamento partidário. O modelo da representação política por meio dos partidos está sendo colocado em xeque pelos próprios políticos, que cada vez mais se enredam em seus próprios interesses.
Os estudantes estão ensinando mais uma vez, que sem altruísmo os homens e as instituições se deixam contaminar pela corrupção, perdendo-se no " salve-se quem puder"
Fonte-o Tempo

Nenhum comentário: