A população de São João Del Rei, vai solicitar das autoridades do poder legislativo, executivo,judiciário ( juízes, promotores, comando da polícia militar, providências no sentido de que se crie no nosso município, mais Conselhos Comunitário de Segurança Pública.
Nos moradores temos também que nos preocupar com a nossa segurança publica, visto que, estamos sendo prisioneiros dentro de nossas casas após 20,00 horas. Isso não é correto.
Perdemos nossa liberdade de ir e vir. O medo nos assusta. Somos sabedores que as autoridades de segurança pública possue elementos e condições de nos defender, entretanto, nós também temos a obrigação em auxiliá-los nesta tarefa, eis que, a cada dia torna-se complicado passear pelas nossas ruas, etc.
Também deveriámos ter condições de cobrar das instituições de Segurança Pública, uma ação mais cuidadosa destinada ao respeito no combate ao crime, aliás todo cidadão de bem, deveria participar de todo o processo relativo a esse tema, até porque sem o respaldo, participação e aceitação, toda ação fica comprometida, até porque o interêsse é de todos.
Uma ação que este Conselho Comunitário de Segurança Pública poderia sugerir é sobre a implantação da chamada policia comunitária, ou seja, um policial conhecido e conhecedor de tudo e todos em determinada área da cidade ( área esta não muito grande) como ás vezes vemos os vigias noturnos que todos pagam particularmente com uma pequena contribuição mensal.
A situação atual nos obriga a trazer a violência para o centro dos debates, uma vez que a violência esta crescendo e muito em todas as cidades brasileiras.
Cada vez mais estamos nos encarcerando dentro de nossas residências, enquanto a bandidagem anda solta, aprontando, livre, leve e solta. Quanto mais se prende, mais aparecem meliantes.
Se estamos vivendo com 50% de liberdade individual, nos moradores poderíamos criar em nossas ruas uma rede de vizinhos no qual a nossa artilharia seria através de apito. Se nós unirmos, tenho certeza, que teremos mais liberdade em nossa rua.
A Policia Militar esta bem armada, aparelhada e nesse contexto a rede não tem a finalidade de receber doações, como viaturas, etc, O que nos necessitamos é de dados que contribuam para reduzir a criminalidade. O que se espera da comunidade são informações, postura de auto-proteção e a aproximação com os militares da área o que permite os moradores o conhecimento da atuação da policia militar.
O sucesso da Rede de Vizinhos protegidos, que também está em muitas cidades de Minas Gerais, atende o preceito do artigo 144 da Constituição Federal estabelecendo que segurança pública dever de Estado e direito e responsabilidade de todos.
Mais do que uma estratégia que tem dado certo é uma proposta de integração dos próprios vizinhos, que passam a entender que as ruas e o bairro pertencem a eles. E quando a comunidade passa a ocupar esses espaços, a marginalidade afasta.
Eu acho muito importante, interessante, e o melhor caminho será procurar a unidade da corporação responsável pelo policiamento da área.
Juiz de Fora por exemplo esta ideia entre um apito ou outro parecia se tratar de uma mobilização de moradores de uma rua do centro desta cidade, no qual os vizinhos estavam espantando um suspeito que pretendia assaltar um transeunte.
Hoje, a REDE de Vizinhos protegidos é uma expressão do conceito de policiamento comunitário. Vi e percebi que a união dos vizinhos que moram nesta rua do centro alertavam uns aos outros por apitos, estava dando certo.
Como a violência vem sem aviso o que nos resta então é a integração que nos permite ter mudança no nosso comportamento para garantir a segurança.
Vamos nos movimentar, reunir diariamente com nossos vizinhos, discutir este assunto sobre a Rede e quem sabe vai dar certo também aqui na nossa cidade.
VOU DAR UMA DICA COMO FUNCIONA A REDE DE VIZINHOS
Comunique-
se com seu vizinho durante a sua ausência, pois ele é sua segurança mais próxima
Forme uma rede de vigilância comunitária, para que haja observação mútua de todas as casas
Tenha sempre a atenção ao entrar ou sair de casa, principalmente quando estiver de carro
Evite cadeados do lado de fora do portão, pois isso pode denunciar a saída dos moradores
Ao sair, não deixe sua casa com aparência vazia, com cortinas e persianas fechadas
Peça alguém para apanhar correspondências ou jornais, que denunciam que a casa esta vazia
Luzes acesas durante o dia e à noite são indicativos de que os moradores estão ausentes
Não confie chaves do imóvel a prestadores de serviços que não sejam de inteira confiança
Mantenha sempre os portões, portas e janelas fechadas ao sair,mesmo que por pouco tempo
Não comente em via publica que vai viajar ou que esta fora em determinado horário
Mantenha bem iluminada a entrada de sua casa, e, em caso de suspeita, ligue para o 190
AÇÕES PESSOAIS:
CONHECER OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO DA REDE, SEUS HÁBITOS E CONTATOS
INFORMAR OS VIZINHOS A SUA AUSÊNCIA PROLONGADA E RETORNO À SUA RESIDÊNCIA.
COMBINAR ALERTAS, SENHAS E CÓDIGOS DE SEGURANÇA PARA AVERIGUAR A SITUAÇÃO DE RISCO
NÃO ABORDAR SUSPEITOS, JÁ QUE É UMA TAREFA PARA MILITARES TREINADOS E PREPARADOS PARA ISSO.
Temos que nos unir e lutar para melhorar a nossa segurança e providênciar a criação desta Rede de Vizinhos.
Cabe aqui ressaltar e parabenizar a Policia Militar e Civil de São João Del Rei, que em geral vem demonstrando competência e agilidade no policiamento e na repressão da violência sempre presente no dia a dia.
Parabéns, Policia Militar e Policia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário