domingo, 8 de agosto de 2010

PESSOAS INTELIGENTES E OS TOLOS- ABREM OS OLHOS E OUVIDOS

FOI UM COMERCIAL DE TELEVISÃO MUITO ELOGIADO NA ÉPOCA.
CONTAVA UMA FAÇANHA DE UM GAROTO NA PRAIA E O SEU BRONZEADOR DE PELE. E O MENINO ERA AGRACIADO COM O QUALITIFICATIVO DE INTELIGENTE, GAROTO INTELIGENTE.
OS INTELIGENTES ( OS ESPERTOS) NO BRASIL SEMPRE FORAM MUITOS MUITOS, MAS FICOU A IMPRESSÃO DE QUE O GAROTO DO COMERCIAL DE BRONZEADOR PRECIPITOU DISSEMINANDO DO CONCEITO DA ESPERTEZA COMO CONDIÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA DA POPULAÇÃO INTEIRA.
EM CONSEQUÊNCIA, PASSOU A VALER TAMBÉM UMA ESPÉCIE DE AXIOMA DE QUEM NÃO É NECESSARIAMENTE ESPERTO É UM TOLO ( BOBO).
ANTIGAMENTE, A FIGURA DO ( BOBO ALEGRE ), AQUELA PESSOA QUASE SEMPRE RISONHA , MARGINALIZADA POR SUA BOBICE E, MAIS QUE ISSO, POR SUA DEBILIDADE MENTAL.
A PROFISSIONALIZAÇÃO ( VAMOS DIZER ASSIM) DA ESPERTEZA PROMOVEU UMA ESÉCIE DE RETORNO DO CONCEITO DE ( BOBO ALEGRE ) PARA QUEM NÃO SE DEIXOU LEVAR PELA OBRIGAÇÃO DE PASSAR A PERNA NOS OUTROS, COMO TAMBÉM ANTIGAMENTE, SE FALAVA A OBSSESÃO DOS ESPERTOS.
LEMBRANDO QUE, MAIS OU MENOS NA MESMA ÉPOCA, TEVE O COMERCIAL DO CIGARRO PARA QUEM GOSTAVA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO. FICAVA A DEDUÇÃO DE QUE QUEM NÃO FUMAVA O TAL CIGARRO ERA TAMBÉM UM BOBO, OU MELHOR, UM BOBO ALEGRE.
EDUCADORES E CRIADORES DE COMERCIAIS DEVERIAM MEDITAR SOBRE COMO A MENSAGENS DIRECIONADAS AO CONSUMO DE DETERMINADOS PRODUTOS PODEM INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO.
AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E OS POLÍTICOS UTILIZAM RECURSOS DO MARKETING MUITO PRÓXIMOS DOS USADOS NA PROPAGANDA COMERCIAL.
COMO UMA IMAGEM ( OU UM CONCEITO) VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS, TALVEZ FOSSE INTERESSANTE VALORIZAR A HONESTIDADE, O COMPROMISSO, O IDEAL, A SERENIDADE, A VERDADE ETC.
AFINAL, NINGUÉM SUPORTA MAIS SE PASSAR POR BOBO, AINDA MAIS POR BOBO ALEGRE
MARIORIBEIRO

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