domingo, 12 de setembro de 2010

OLHO SECO SE AGRAVA COM BAIXA UMIDADE- PROCURE MÉDICO OFTALMOLÓGISTA COM URGÊNCIA.

O tempo umido agrava doenças respiratórias, o tempo seco causa o ressecamento dos olhos.
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE DURANTE O TEMPO SECO
Chamada síndrome do olho seco, a doença é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos nesta época do ano, depois da refração.
O problema afeta 10% da população em todo o mundo e, no Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sofram com a doença, sobretudo nas grandes cidades.
O olho seco é uma doença cronica, caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou deficiência de seus componentes.
OS SINTOMAS SÃO: ARDOR, IRRITAÇÃO, OLHOS VERMELHOS, FOTOFOBIA, LACRIMEJAMENTO EXCESSIVO, SENSAÇÃO DE AREIA NOS OLHOS, DIFICULDADE PARA FICAR EM LUGARES COM AR CONDICIONADO OU EM FRENTE DO COMPUTADOR E OLHOS EMBAÇADOS AO FINAL DO DIA.
A DOENÇA ESTÁ RELACIONADA À EXPOSIÇÃO DE DETERMINADAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE COMO POLUIÇÃO, AR-CONDICIONADO, USO PROLONGADO DO COMPUTADOR E USO DE LENTES DE CONTATO. TAMBÉM PODE SER PROVOCADO POR QUEIMADURAS QUÍMICAS, ALGUNS MEDICAMENTO, IDADE AVANÇADA E DOENÇA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.
QUEM TRABALHA O DIA TODO EM AMBIENTE FECHADO, COM AR CONDICIONADO LIGADO, DEVE FAZER PAUSA A CADA UMA HORA. DEIXAR O MONITOR ABAIXO DA LINHA DO OLHAR E SEMPRE LEMBRAR DE PISCAR.
NA SALA COM AR CONDICIONADO, DEIXAR UM AQUÁRIO OU UMA VASILHA COM ÁGUA PODE AJUDAR.
PROCUREM UM MÉDICO ESPECIALISTA PORQUE QUANDO A DOENÇA NÃO É DIAGNOSTICADA E TRATADA CORRETAMENTE PODE EVOLUIR PARA UMA LESÃO DA SUPERFÍCIE OCULAR E, EM ALGUNS CASOS PODE LEVAR À PERDA DA VISÃO.
TRATAMENTO
O TRATAMENTO PARA A SÍNDROME É BASICAMENTE SINTOMÁTICO E PODE VARIAR DE ACORDO COM O GRAU DA SECURA OCULAR. DESDE A SUBSTITUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DA LÁGRIMA E DIETAS RICAS EM ÔMEGA 33 -ÓLEO DE LINHAÇA, VERDURAS, NOZES E PEIXES, ATÉ CIRURGIAS NOS CASOS MAIS GRAVES.
SE O PROBLEMA NÃO FOR DIAGNOSTICADO OU TRATADO CORRETAMENTE, A SÍNDROME DO OLHO SECO PODE EVOLUIR DE UM PEQUENO DESCONFORTO A COMPLICAÇÕES MAIS SÉRIAS, COMO ÚLCERAS E PERFURAÇÕES DA CÓRNEA.
NUNCA UTILIZE MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA.
EM CASO DE DUVIDA, PROCURE SEMPRE UM MÉDICO OFTALMOLOGISTA, SÓ ELE PODE INDICAR QUAL A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO.
EU TENHO O MEU OLHO SECO. PROCUREI UM MÉDICO ESPECIALISTA NESTA ÁREA.
NO MEU CASO FUI ACONSELHADO A USAR O COLIRIO OPTIVE OU OFTANE- PINGANDO 1 GOTA NOS OLHOS 3 VEZES AO DIA.
NÃO SE PODE BRINCAR COM O OLHO SECO - PROCURE COM URGÊNCIA UM MÉDICO DE SUA CONFIANÇA.

Um comentário:

anasafe1 disse...

Boa noite!
Estava procurando artigos sobre a síndrome do olho seco, quando encontrei seu artigo. Gostaria de uma dica sobre um bom especialista na área, uma vez que venho tratando há mais de um ano e não tenho tido progresso com a oftalmologista com quem trato. Aguardo um retorno e desde já agradeço.