segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROPRIETÁRIO DE IMOVEL QUER VENDER SUA PARTE NO IMOVEL ONDE EXISTE 5 HERDEIROS - SUA FRAÇÃO - O QUE FAZER?

PERGUNTA:
SENDO HERDEIRO DE 20% do condomínio de uma propriedade, e como está havendo obstáculos das partes para a venda do imóvel, gostaria que me informasse em que situação poderia vender a minha parte para terceiros, sem anuência dos outros condôminos.
Solicito que a senhora me oriente quais providências deverei tomar para efetuar o negócio.
RESPOSTA
A rigor, existe direito de preferência entre os condôminos, razão pela qual determina que você deve notificar ( via Cartório de títulos e documentos) os demais co-proprietários dos outros 80% do condomínio, oferecendo-lhes prazo para se manifestarem se têm interesse na aquisição da sua parte, no preço estabelecido em avaliação.
Caso nenhum dos demais herdeiros manifeste interesse no prazo assinado, você teria, em tese, a possibilidade de vender a qualquer pessoa estranha aos demais, mas seria fundamental notificar novamente informando a venda e ofertando o direito de preferência.
Como arrumar um comprador estranho seria muito difícil, o meio próprio é o AJUIZAMENTO DE UMA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE CONDOMÍNIO, CUMULADA COM O PEDIDO DE VENDA JUDICIAL DE BENS.
Assim, você poderia alienar todo o imóvel, não só a sua parte ( que facilita a venda).
Mas, para tanto, a matrícula do imóvel já deve estar no nome dos cinco herdeiros.
O ruim é que tal alienação deverá ser feita em JUÍZO, o que acarreta o risco de subvalorização do bem. mas por outro lado, você põe fim a essa propriedade.
fonte: Ana C.B.Teixeira

4 comentários:

Contribuinte indignada disse...

que maravilha, parabéns, me ajudou muito

Anônimo disse...

Muito obrigada! Contribuiu muito!

Unknown disse...

Muito obrigada, você conseguiu responder a minha dúvida

Unknown disse...

Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era o meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348105150446.