segunda-feira, 2 de maio de 2011

São João Del Rei ganha Centro de Convenções de R$ 30 milhões

A cidade de São João Del Rei entrou para um time seleto em Minas Gerais: será o quinto entre os 853 municípios mineiros a receber um Centro de Convenções, Feiras e Eventos, nos moldes do Expominas. O espaço é um sonho antigo dos sanjoanenses, que agora se torna realidade graças à vontade da comunidade e ao empenho do deputado Rômulo Viegas, que cobrou junto ao Governo de Minas agilidade para a aprovação do projeto.
Em vários encontros com o governador Antonio Anastasia, Rômulo Viegas pediu que o empreendimento, aguardado com ansiedade há vários anos pela população, saísse do papel. O resultado das constantes reivindicações do deputado veio no dia 26 de abril, em encontro na Associação Comercial e Industrial de São João Del Rei, quando o diretor de obras a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Luiz Augusto Barros, garantiu que os recursos para o Expominas do município, da ordem de R$ 30 milhões, estão assegurados.
Defensor do projeto como forma de fomentar os negócios e incentivar o turismo, Rômulo Viegas ainda ouviu do diretor a confirmação de que o empreendimento estará pronto até novembro de 2013. “O Centro de Convenções irá polarizar o desenvolvimento da cidade e região, elevando o número de turistas e ampliando a oferta de emprego e renda. Poucas cidades foram abrilhantadas dessa forma”, destacou Rômulo Viegas. “Com o Expominas, o sucesso dos eventos da cidade terá projeção nacional”, emendou o presidente da ACI Del Rei, João Afonso Farias.
De acordo com Luiz Barros, projetos complementares devem ser finalizados em 90 dias. Após este período, abre-se o processo licitatório. O cronograma ainda aponta o início das obras para outubro deste ano. Pelo menos 400 empregos serão gerados.
Belo Presente
O Centro de Convenções será erguido em um terreno de 50 mil metros quadrados, nas proximidades do Parque de Exposição. A área construída será de 10 mil metros quadrados. O local irá abrigar um auditório 850 lugares, seis salas multiuso de 71 metros quadrados cada destinadas a eventos menores, estacionamento para 750 vagas, restaurante e praça de alimentação. Todos os ambientes serão climatizados. A capacidade total chega a aproximadamente 3 mil pessoas. Vias de acesso do local também deverão passar por uma remodelação.
Quem comemora muito a decisão é a presidente de honra da Associação de Hotéis e Pousadas de São João Del Rei, Nilza Affonso Alvarenga da Silva. “Muitas pessoas procuravam a cidade para realizar eventos, mas não tínhamos um lugar apropriado. Esta obra será uma oportunidade de alavancar a economia em todos os setores. Só o fluxo de turistas na cidade irá aumentar em 60%”, comemorou.

Nenhum comentário: