quarta-feira, 13 de julho de 2011

PARLAMENTARISMO JÁ - CHEGA DE CORRUPÇÃO

O Brasil não pode mais continuar refém dos ratos que dominam as chaves dos cofres públicos. Do jeito que anda a servengonhice dos políticos não dá mais votar neles.

Atualmente, qualquer Presidente da Republica - embora tenha poder a ponto de legislar por medidas provisórias - fatalmente se verá pressionado por partidos que não debatem ideias e programas, mas cargos e comissão. Isso é reflexo do sistema presidencialista brasileiro, que obriga o presidente a negociar e agradar constantemente sua base aliada. Se nosso regime fosse parlamentarista, o poder Executivo ficaria menos refém dos caprichos e do apetite de políticos vis, uma vez que o primeiro - ministro ( chefe de governo ) viria dessa maioria parlamentar.

Numa crise institucional, o parlamento poderia ser dissolvido. Também é necessário que diminuam as moedas de negociação, como os cargos comissionados e as estranhas emendas parlamentares - recurso caro e eleitoreiro que muitas vezes, leva à doação de dinheiro a ONG´S ligadas ao próprio parlamentar, superfaturamento de obras e criação de hospitais e postos de saúde sem necessidade, em desarmonia com a rede já existente.

Rafael.A.T.Aguiar

Nenhum comentário: