sábado, 12 de maio de 2012

REFORMA POLÍTICA DO PT QUE NÃO SAI NUNCA

O  P. S D B  vem,  desde  o início do governo  DILMA ROUSSEFF,  trabalhando  junto à sociedade,  sindicatos, ongs,  Congresso Nacional, etc  para  aprovar uma  reforma  política  que ataque  as raízes  de problemas  como  a CORRUPÇÃO, especialmente   na questão do financiamento  público - mas não só!
Dizer que já  existe financiamentoo púbIico é confundir  FUNDO  PARTIDÁRIO E  HORÁRIO ELEITORAL  com financiamento,  porque a questão   está  na forma  de financiamento  privado,  que cria vínculos entre  doador  e candidato passíveis de serem  cobrados  após às eleições,  além de facilitar o caixa  dois.  Torná-público também  ajudará a combater campanhas caríssimas,  pois  o limite de gastos é fixado por  um ano  antes.
Nesse debate, estão  incluidos  temas como a adoção de listas  partidárias  e  o fim das coligações que  fortalecem  os partidos e criam  maior  identidade  entre  o eleitor  e os programas das legendas. 
O fim do voto uninominal  e a adoção de listas fechadas  também  terão efeito de baratear   o custo das campanhas,  na medida em que tornam as eleições  não uma disputa  exclusiva  de nomes, mas um  confronto de propostas.
As criticas do PT e seus aliados com relação a este debate  sempre colocam a reforma política em segundo  plano  sobre corrupção, mas a melhoria das relações entre partidos, governos, legislativos, representantes e demais atores políticos passa por uma reforma  política.
É preciso  ter coragem e compromisso  com  o futuro do país para desatar esse nó. 
Há clareza quanto ao  que propõe  o P S D B,   mas  e o  PT?   O que propoem afinal?   
Falam, debatem,  porém, não  querem ficar foram do poder.  Eles não serão votados e os eleitores votam somente  no número do partido.  Eles fazem uma lista  de acordo mútuo  no qual serão beneficiados com sua reeleição.  Vamos aguardar  o que vem por aí.   Vamso ficar de plantão, porque  se houver reforma política  podes crer  os parlamentares  vão ser todos  protegidos.

Nenhum comentário: