terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tratamento de Câncer em São João del Rei ganha sistema de radioterapia


O ano de  2013 traz uma notícia esperada há muito tempo na área da saúde em São João del Rei. O serviço de oncologia instalado de maneira parcial na Santa Casa da  Misericórdia desde 2003 passará a oferecer o tratamento completo do câncer na própria cidade.

Até agora é oferecida a parte de quimioterapia do tratamento. A partir do início do ano serão concluídas as obras e instalados os equipamentos para que seja também realizado o que é conhecido como uma segunda etapa do tratamento oncológico, a chamada radioterapia.

Com a novidade,  os pacientes que tinham que viajar para outros centros em busca da cura do câncer, poderão optar pelo tratamento inteiro aqui. O conforto que isso significa só pode ser medido por quem experimentou ou prestou assistência a quem teve que fazer inúmeras viagens para realizar o tratamento fora da cidade em que mora.

Isso só foi possível pela realização da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, o Governo do Estado e o Instituto Oncológico de Juiz de Fora. No empreendimento a Santa Casa entra com o terreno, a Governo do Estado com a construção inicial e o Instituto Oncológico com os equipamentos e recursos humanos. Isso implica em um investimento de 2,5 milhões de Reais, isso somente da parte do Instituto Oncológico.

Médico, enfermeiro, físico-médico, psicólogo, técnico em radioterapia e em  enfermagem e pessoal de apoio formam a equipe que atende os pacientes do serviço de oncologia.
      
O assunto será detalhado em coletiva de imprensa a ser realizada hoje (sexta, 23/11), às 14h, no Centro de Estudos da Santa Casa, na Av. Tiradentes, 389.

Nenhum comentário: