segunda-feira, 11 de março de 2013

Para que serve o vereador

É comum que se diga que as câmaras legislativas são um retrato da população que as elege. Pode ser verdade, pode ser mentira, diria o português da canção.

O que eu posso constatar na minha apreciação cotidiana da atividade de nossos políticos é que há uma quantidade razoável de pessoas que entram na vida pública para trabalhar pelo bem comum e que fazem o possível para que o País caminhe para uma realidade melhor, de menos desigualdades, mais justiça e maior beleza. Uma outra parcela, majoritária, se ocupa de resolver sua vida e a dos seus amigos e familiares. E há os descaradamente desonestos, como há os igualmente maléficos, incompetentes. Como em tudo isso o que está em jogo é a existência de todos os cidadãos, a maioria deles pobres, o mal dos maus políticos é insurpotável.

É doloroso, para quem acredita que a democracia é essencial e ponto de partida  para qualquer projeto de felicidade coletiva, assistir ao espetáculo bisonho, ridículo e imoral de alguns que foram eleitos nossos representantes.

Muitos dos que ocupam cargos e benefícios em razão de nossos sonhos democráticos enlameiam com suas ações todas as nossas utopias e, mesmo, nossos simples anseios. Ou todos nos locupletamos ou restaure-se a moralidade. Ou a representação política se faz a serviço de todos ou reforme-se tudo.

Vivemos na cidade e o que nela se passa nos atinge diretamente. Não é virtual, é real a agressão diária que sofremos: a sujeira das ruas, o transporte coletivo deficiente, os esgotos não tratados, o trânsito infernal e todas as formas de poluição. E que fazem os senhores e senhoras eleitos e pagos para cuidar dos problemas da comunidade? Como é o verear de nossos vereadores?

Tratam de si, em primeiro lugar, pois eles é quem decidem o que nós iremos lhes pagar pelo trabalho que deveriam fazer em nosso nome. Empregados especiais eles: não admitem que são nossos servidores e ainda decidem quanto vão receber. E sempre é muito mais do que merecem.

Estou cansado dos vereadores de minha cidade. Que projetos eles vão  propor para ordenar o crescimento harmônico de nossa cidade? O que eles farão para que a vida dos cidadãos tenha uma perspetiva de melhora? Que idéia generosa eles produziram? Onde está a moralidade? Onde a criatividade?

Fica no ar a ausência de boas proposições e a suspeita de que eles reverenciam mais os predadores de nosso passado, de nosso presente e de nosso futuro do que os eleitores e contribuintes que os colocaram lá.

Na maioria das cidades brasileiras ocorre o mesmo, as camaras de vereadores estão distantes da vontade da população.

Uma boa reforma política poderia criar uma estrutura nova, mais decente e com controle permanente.

Do jeito que está não dá mais. É imoral, mata a cidade e os cidadãos

Já iniciaram  com  aumento  de seus salários,  aumento de assessores  e  aumento de funcionários  na casa.

Salve Jorge.

Nenhum comentário: