D D A - DÉBITO DIRETO AUTORIZADO é uma inovação desenhada e implementada pela Federação Brasileira de bancos ( FEBRABAN) e os bancos associados para contribuir com maior produtividade e eficiência do sistema. No início da década de 1990, foi inserido nos boletos de cobrança o código de barras. Isso permitiu que a compensação fosse realizada de forma eletrônica, sem o trânsito do documento físico pela compensação. Mas o cliente continuou recebendo em casa ou na empresa os boletos em papel, que substituem, por sua vez, duplicatas, notas promissoras, letras de câmbio, recibos ou cheques. Agora, o DDA permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas.
O cliente pode consultar as contas nos meios oferecidos pelos bancos ( sites, caixas eletrônicos, telefones de atendimento ao cliente e agências.)
Mas o débito não é automático. Depois que receber a fatura pelos meios eletrônicos e consultá-la, o cliente escolhe o dia e o banco para pagamento.
Também pode imprimir para quitar débito em outro banco ou cadastrar a conta no débito automático.
COMO VAI FUNCIONAR?
- Os Bancos das empresas verificam se o clientes delas fizeram a adesão ao DDA, geram a fatura eletrônica para cobrança e enviam para o DDA
- o DDA armazena todas as faturas eletrônicas
- O Banco do cliente consulta no DDA os títulos relacionados aos seus correntistas e os disponibilizam em seus canais ( sites, caixa eletrônico, telefones de atendimento e agências.
- Os clientes consultam suas faturas e só depois é que fazem os pagamentos
VANTAGENS
- Elimina o papel no processo de cobrança
- em caso de mudança de endereço, o cliente não precisa fazer alterações no cadastro para receber as contas
- Redução no prazo para emissão da cobrança
- Segurança na entrega da fatura, sem risco de fraudes
- Diminuição das filas nas agências bancárias
- Possibilidade de receber a conta mesmo diante de greves
O cliente pode consultar as contas nos meios oferecidos pelos bancos ( sites, caixas eletrônicos, telefones de atendimento ao cliente e agências.)
Mas o débito não é automático. Depois que receber a fatura pelos meios eletrônicos e consultá-la, o cliente escolhe o dia e o banco para pagamento.
Também pode imprimir para quitar débito em outro banco ou cadastrar a conta no débito automático.
COMO VAI FUNCIONAR?
- Os Bancos das empresas verificam se o clientes delas fizeram a adesão ao DDA, geram a fatura eletrônica para cobrança e enviam para o DDA
- o DDA armazena todas as faturas eletrônicas
- O Banco do cliente consulta no DDA os títulos relacionados aos seus correntistas e os disponibilizam em seus canais ( sites, caixa eletrônico, telefones de atendimento e agências.
- Os clientes consultam suas faturas e só depois é que fazem os pagamentos
VANTAGENS
- Elimina o papel no processo de cobrança
- em caso de mudança de endereço, o cliente não precisa fazer alterações no cadastro para receber as contas
- Redução no prazo para emissão da cobrança
- Segurança na entrega da fatura, sem risco de fraudes
- Diminuição das filas nas agências bancárias
- Possibilidade de receber a conta mesmo diante de greves
CUIDADOS
- A adesão é voluntária e o correntista não deve ser pressionado para fazê-la
- É recomendado esperar um prazo de dois meses para adesão, isto é, até que seja comprovado que o sistema esta funcionando perfeitamente
- Se optar pela DDA, exija um contrato escrito com todas as informações relacionadas ao novo sistema, inclusive o de que o processo é gratuito
- Verifique periodicamente os boletos gerados eletronicamente em seu nome e em sua conta ( seja ela poupança ou corrente)
- Se optar por pagar por meio de site do banco, no computador, ou do caixa eletrônico, exija o recibo e o armazene ( salvo no seu computador)
- Tenha um bom antivírus no computador
- Se não reconhecer o boleto de cobrança gerada eletronicamente, entre em contato com o seu gerente imediatamente para questioná-lo
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário