segunda-feira, 22 de março de 2010

MANIFESTAÇÃO DIRIGIDA PELO VICE-PREFEITO COLOCA NIVALDO ANDRADE EM SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA

O Vice-Prefeito Dr. Jorge Hannas, acompanhado de manifestantes que não querem a COPASA na cidade, fizeram uma manifestação pacífica pelas ruas da cidade. Seu objetivo foi alcançado. Era o que ele queria. O povo já esta de saco cheio de ouvir muito papo furado sobre quem vai administrar esta autarquia que esta quebrada, entretanto, conseguiu chamar a atenção somente das pessoas que estavam fazendo suas compras no comercio local..
A maioria dos moradores não participam de reuniões políticas, audiências públicas, reunião da Câmara dos Vereadores, etc. Infelizmente, sempre foi assim. Se o povão não se manifesta coletivamente, concorda com a situação atual. As autoridades do judiciário ficam tristes, porque precisam da sociedade para melhorar a vida da população, más não são atendidos. É sumamente importante estudar a viabilidade da escolha da melhor proposta das empresas que participaram das audiências públicas, tendo em vista ser de grande importância
o tratamento de água e esgoto em nossa cidade. Esta manifestação não convenceu ninguém. A maioria dos manifestantes não sabem dos problemas financeiros do DAMAE, mas, apenas ouvem noticias pelo rádio. Os programas de rádio, muitas das vezes fazem sensacionalismo, enganam ouvintes, fazem lavagem cerebral, e até consegue convencer os menos letrados. Locutores muitas das vezes fazem politica através do seu microfone. Muitos aproveitam o embalo e fazem campanha eleitoral antecipada. O zé povão vai na onda deles. Se o DAMAE É NOSSO, porque então não funciona adequadamente? Tiveram tempo para ser uma autarquia exemplar. Pecaram pela má administração. Neste órgão só interessa empreguismo, clientelismo político. É um orgão autarquÍco, popular, confudido com governo populista. Se o órgão está em péssima situação financeira é necessário uma auditoria séria nas contas do DAMAE e pague o pato quem destruiu o nosso patrimônio. Um homem pobre ficou rico através do seu eleitorado e os pobres que votaram nele, cada vez mais pobre. O seu exercíto que lhe deposita confiança na urna continua mendigando sempre isenção de água, esgoto, cesta básica, comida barata,bolsa família. Por este motivo um pequeno grupo compareceu lá em frente do DAMAE e aos gritos iniciaram a longa passeata cheia de emoções e nada com razão.
Estas manifestações nem sempre dá resultado, somente serve para levantar a moral do prefeito-vice ( Diretor do Órgão) e vereadores. O grupo que gosta de armar manifestações, são sempre os mesmos. Ex-candidatos derrotados em eleições, sindicalistas, adversários do prefeito, que querem um dia ocupar um lugar no poder executivo e legislativo. Essas pessoas são adoradores de atos públicos e gostam de falar muito. Infelizmente, nada fazem para melhorar a vida do povo e da cidade. Eles gostam de tumultuar o processo democrático. Tem até representantes do povo que não possuem escolaridade, mas foram eleitos para ocupar lugar na Câmara Municipal.Mesmo assim, acham que estão fazendo sucesso. Gritar não resolve problema nenhum. O melhor é apresentar projetos.
O prefeito Nivaldo Andrade foi prefeito por diversas vezes, não conseguiu mudar a cara do DAMAE. Prefeito Sidinho tomou posse e nada fez para conseguir sanar as dividas da autarquia. Voltou o tratorista eleitoral Nivaldo Andrade e o problema continua mais sério que antes. Falta competência ou incompetência dos legisladores públicos. De quem é a culpa? Do povão que elege incompetentes públicos? E a ficha limpa dos governantes, seu curriculum, dossiés, não são levados a sério? A presidente da Câmara Municipal e os vereadores conseguiram fazer 5 audiências públicas. O povão não participou. OS PROMOTORES foram os mais interessados em mostrar ao povo são-joanense a necessidade de mudanças no DAMAE. Deram aula de saneamento básico para as pessoas que estiveram nas audiências públicas. Ouviram engenheiros de grandes empresas do ramo de saneamento básico, enfim foram magnifícos. Se houvesse participação do povo o prefeito, vereadores poderiam já ter tomado suas posições em benefício do povo. Os moradores não interessaram pelos discursos dos promotores, políticos, etc, agora estão gritando: queremos o DAMAE, o DAMAE É NOSSO.
O problema é a Lei do Saneamento Básico que dá o prefeito o prazo até Setembro de 2010 para regularizar o órgão. Eles assinam, o TAC e ficam omissos nos procedimentos.
São tão inocentes que deixam o tempo passar e quando aperta chama o povo, imprensa, achando que podem resolver rapidamente um assunto de grande responsabilidade. E aí pessoal? O MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL, aguarda o desenrolar dos fatos. Estão ansiosos pelo DESFEIXO. Como ficará o gestor público se não resolver este jogo de xadrez. O mais importante desta história é que o Vice-Prefeito esta jogando pesado com o seu prefeito, porque estas decisões deveriam ser tomadas juntas e com intenção de trabalhar em benefício do povo e da cidade. E o que estou sentindo é que o Nivaldo esta realmente sendo pressionado pelo vice-prefeito e parece que esta perdendo o jogo. Ele quer COPASA e o outro seu parceiro Parceria público privado ( PPP). O prefeito Nivaldo ANDRADE precisa definir o destino do DAMAE. O povo aguarda com muita ansiedade. Não brinca com a saúde dos são-joanenses. Queremos água tratada e claro, do esgoto também. Chega de adiar sua decisão e envie um projeto de lei para a Câmara Municipal votar. Se possível com urgência.
Prefeito Nivaldo está indo na onda dos manifestantes , ou está armando uma arapuca para os seus algozes? Pela sua amostragem popular parece que lava as mãos e joga a peteca para os vereadores. As raposas políticas locais estão intrigadas com a tomada de posição do prefeito. Vereadores ficam na retranca, eis que, se não agradar a população perdem o mandato. Eu quero ver de perto como será a combinação entre eles. Quem está entrestecido são os políticos antigos: Nossos pais, tios e avós. Será que governo populista é realmente salvador de SJDREI?
Só Deus para dar o veredito final. COPASA OU PPP.

Nenhum comentário: