domingo, 16 de maio de 2010

FICHA LIMPA INCOMODA DEPUTADOS -MEDO DE NÃO REELEGER

Acompanhando pela televisão através da TV Câmara tenho a nítida impressão de que ronda nos corredores do Congresso um fantasma que vem amedrontando um número considerável de parlamentares, embora nenhum admita ter medo dessa assombração. Os parlamentares corruptos, aqueles que possuem ficha suja concordam, porém com a veracidade de sua existência e da ameaça que este fantasma representa para os seus interesses, caso livre-se de sua condição de fantasma virtual para adquirir foros de cidadania real e legal.
A primeira medida já foi tomada. O fantasma foi engavetado, ou em palavras mais diretas e explicitas, foi trancafiado em uma gaveta. Entrementes, vai-se ganhando tempo para decidir sobre o seu destino final: conceder-lhe a graça da vida transformando-o em lei, mas operá-lo previamente para tirar de seu cérebro toda capacidade de discernimento; ou então tirar-lhe a vida, não permitindo que atinja a maioridade de lei, mumificando-o perpétuamente na memória histórica do manjado Congresso Nacional.
Ao cidadão comum ocorre uma questão. Este fantasma não aprece tão hediondo. Ele apenas defende uma tese que pode contribuir para elevar o nível ético e a força moral do Parlamento brasileiro e de todo sistema político do país; impedir que pessoas condenadas pelos tribunais competentes por malversação de recursos públicos e/ou por crimes eleitorais tenham acesso a cargos eletivos. No caso, por exemplo, do Congresso Nacional, é inconcebível que entre os principais responsáveis pela elaboração das leis, que pautam a vida e atuação de todos os cidadãos e cidadãs, encontrem-se criminosos que já foram devidamente julgados e condenados por tribunal de primeira instância., e em seguida por tribunais colegiados.
O Projeto Ficha Limpa tem apenas este objetivo óbvio. Outros projetos análogos ainda deverão vir, para que a política brasileira seja conduzida por cidadãos e cidadãs de caráter ilibado, que busquem tão e somente os interesses maiores da nação.
O povo pode interpelar os membros do Congresso Nacional. Visto que as decisões dos parlamentares são discutidas entre-se.
Vejam que suas decisões e medidas não acarretem maiores prejuízos à República ( coisa pública). As tergiversações e manobras protelatórias que ameaçam atualmente o Projeto Ficha Limpa não honram a dignidade do Congresso, pois constituem mais um desserviço prestado ao interesse público do País.
OBS: Entendo que, nem todos os membros do Parlamento Nacional comungam com o ponto de vista de muitos de seus pares, com respeito à periculosidade desta fantasmagórica figura, mas por solidariedade corporativista ou, numa expressão mais pedante, concordaram em tomar uma atitude Colegiada para se desembaraçar desta ameaça que paira, qual espada de dâmocles, sobre a cabeça de membros do Congresso Nacional.

Nenhum comentário: