terça-feira, 20 de julho de 2010

ELEITOR PROFISSIONAL - VOTO EM TRÂNSITO PARA PRESIDENTE TEM INSCRIÇÃO

A INFORMAÇÃO FOI MUITO POUCO DIVULGADA ATÉ AGORA: ELEITORES PODERÃO VOTAR PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA EM 03 DE OUTUBRO, MESMO QUE ESTIVEREM FORA DE SEU DOMICILIO ELEITORAL, CONTANDO QUE ESTEJAM EM QUALQUER UMA DAS 27 CAPITAIS. PARA ISSO, DEVEM SE HABILITAR EM QUALQUER CARTÓRIO ELEITORAL ATÉ 15 DE AGOSTO, E A MEDIDA TAMBÉM É VÁLIDA PARA QUE O ELEITOR VOTE FORA DE SEU DOMICÍLIO ELEITORAL EM 31 DE OUTUBRO, SE HOUVER SEGUNDO TURNO NA DISPUTA PRESIDENCIAL.
O DIREITO AO VOTO EM TRÂNSITO, COMO É CHAMADO, FOI INTRODUZIDO NA LEI DE ELEIÇÕES ( 9. 504/97) NO ANO PASSADO, COM A APROVAÇÃO DA MINIREFORMA ELEITORAL.
SOMENTE OS ELEITORES QUE ESTÃO EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES ELEITORAIS PODERÃO SE REGISTRAR. ALÉM DISSO, O ELEITOR TERÁ O DIREITO DE ALTERAR OU CANCELAR A HABILITAÇÃO DENTRO DO PERÍODO INDICADO, DESDE QUE COMPAREÇA PESSOALMENTE A UM CARTÓRIO ELEITORAL.
NO ATO DO REGISTRO, ELE DEVERÁ INFORMAR EM QUAL CAPITAL DESEJA VOTAR.
NO ENTANTO, SE NÃO ESTIVER NA CIDADE ESCOLHIDA NO DIA DA VOTAÇÃO, DEVERÁ JUSTIFICAR A AUSÊNCIA EM QUALQUER A AUSÊNCIA EM QUALQUER SEÇÃO ELEITORAL.
TODAS AS CAPITAIS TERÃO URNAS EXCLUSIVAS PARA O VOTO EM TRÂNSITO.
A LEGISLAÇÃO ELEITORAL EXIGE QUE A CAPITAL DO ESTADO TENHA RECEBIDO PEDIDO DE VOTO EM TRÂNSITO DE NO NO MÍNIMO 50 ELEITORES.
GUILHERME.L.ASSUNÇÃO

Nenhum comentário: