quarta-feira, 21 de julho de 2010

PLANOS DE SAÚDE ARREBENTA O BOLSO DAS PESSOAS IDOSAS

O que está por trás das altas mensalidades dos planos de saúde no BRASIL?
Não precisa ser nenhum doutor para saber que o causador disso é o MONOPÓLIO que impera no setor: das 1.549 operadoras em atividade no país 38 detêm 50,2% dos 42,8 milhões de beneficiários. Duas delas atendem 10,3% dos clientes.
A concentração no mercado de planos privados aumenta à medida em que empresas encerram atividades - entre 2004 e 2009, o número de operadoras com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) caiu 22%. Esses dados fazem parte do boletim sobre o desempenho do setor em 2009 que a ANS acaba de divulgar.
No ano anterior , 43 empresas detinham 50,9% dos clientes. Claro que essa concentração do mercado prejudica os beneficiários, por conta da redução da concorrência.
Urge. portanto, que a ANS intenifique essa regulação. O presidente da Associação Brasileira de Meddicina de Grupo ( ABRAMGE), ARLINDO DE ALMEIDA, considera o aumento da concentração normal, por ser um mercado de risco.
Ele, porém reconhece que a concentração é péssima e que pequenas e médias empresas regionais, que têm custos menores, devem ser preservadas.
Na verdade, as empresas e cooperativas médicas que administram planos de saúde no Brasil afora deveriam merecer atenção firme do poder público, pois, na hora de captar clientes, elas são magnificamente cordiais e oferecem mundos e fundos aos pretensos beneficiários. Depois, em grande parte dos casos, é só decepção e mensalidades cada vez mais altas: enquanto um jovem de 24 anos paga pouco mais de R$100,,00 ( cem reais), um IDOSO de 80 anos desembolsa R$600,00 ( seiscentos reais)
fonte
Orlando N.do Vale

Nenhum comentário: