terça-feira, 2 de novembro de 2010

DILMA ROUSSEFF NOS DARÁ MUITA DECEPÇÃO É SÓ AGUARDAR

Os eleitores brasileiros optaram pela continuidade do lulismo, através de DILMA ROUSSEFF, mas a decepção com a próxima presidente será inevitável.
inevitavelmente, ela decepcionará. Após dois mandatos, Lula tem o STATUS de uma entidade divina no país.
Lula conseguiu tirar 20 milhões de brasileiros da pobreza extrema, elevou 30 milhões à classe média e reduziu o desemprego a níveis recordes, em uma mudança que os brasileiros puderam sentir.
DILMA é tecnocrata de estilo rápido e direto e assumirá a presidência em circunstâncias diferentes e com habilidades diferentes.
As questões administrativas de sua presidência não devem lhe apresentar dificuldades, mas as políticas poderão.
A bajulação e a sedução não são seu melhor papel, apesar de chegar ao poder com maiorias nas duas casa do CONGRESSO.
O boom econômico vivido pelo BRASIL pode também trazer desafios, com a ameaça de desindustrialização caso o país se acomode como exportador de commodities e não invista no seu manufatureiro.
Para isso o país precisa combater os problemas mais difíceis, como salários, aposentadorias, sistema tributário e dívida pública, os quais LULA mostrou pouco desejo de reformar.
O trabalho de DILMA foi facilitado, mas ela deve enfrentar uma LUA- DE-MEL com os eleitores mais curta do que LULA teve. Ainda assim, a questão importante é que a visão de uma nação que tira milhões da pobreza enquanto a economia cresce seja mantida viva.
fonte/ The Guardian-bbc
PAÍS DIFERENTE
Também em editorial, o diário econômico britânico financial Times adota linha parecida ao afirmar que os próximos anos serão mais difíceis para DILMA do que foram os primeiros de LULA.
Para o jornal, apesar da continuidade ser a palavra da hora no BRASIL, DILMA E LULA SÃO PESSOAS COM PERSONALIDADES MUITO DIFERENTES, o que deve deixar o país também diferente sob o novo comando. Seria uma coisa ruim se não fosse diferente.
Para o FT, o carisma de LULA e sua capacidade para praguejar contra algo de manhã e elogiar à tarde permitiram a ele superar obstáculos como os escândalos de corrupção durante o seu governo.
O jornal avalia que DILMA poderá ter dificuldades para manter coesa sua coalizão, a não ser que LULA mexa seus pauzinhos nos bastidores, o que poderá trazer seus próprios problemas.
O editorial adverte ainda sobre os perigo da frágil recuperação econômica mundial, do aumento dos gastos públicos e dos juros altos, que ajudam a inflar o fluxo de divisas para o país, num momento em que as autoridades brasileiras se dizem preocupadas com a DILMA
O diário comenta ainda que DILMA terá também mais dificuldades do que LULA em sua política externa. UMA COISA É LULA ABRAÇAR O PRESIDENTE DO IRÃ EM NOME DA PAZ E DO AMOR. OUTRA COISA SERIA A DURA DILMA TENTAR O MESMO E SAIR INCÓLUME.
Para o FT, O BRASIL SEM LULA PODE SE TORNAR MAIS TURBULENTO E MENOS POPULAR. MAS ISSO TAMBÉM PODERIA MOSTRAR QUE O PAÍS ESTÁ SE TORNANDO MAIS ABERTO, DEMOCRÁTICO E MADURO.
FONTE:FOLHA.UOL.COM

Nenhum comentário: