quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DIREITO DO IDOSO DE PERMANECER EM CASA.

PERGUNTA:
ACABO DE COMPLETAR 80 ANOS E MORO SOZINHO. SOFRI RECENTEMENTE PEQUENOS ACIDENTES EM MINHA CASA, POR ISSO, MEU FILHO E MINHA NORA QUEREM QUE EU ME MUDE PARA UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS. MAS ESTOU FELIZ ONDE MORO E ACHO QUE POSSO TRANQUILAMENTE CUIDAR DE MIM.
ELES TÊM O DIREITO DE ME TRANSFERIR?

RESPOSTA

NÃO. DE ACORDO COM O ESTATUTOo DO IDOSO, INSTITUÍDO EM OUTUBRO DE 2003, O IDOSO TEM DIREITO A MORADIA DIGNA, NO SEIO DA FAMÍLIA NATURAL OU SUBSTITUTA, OU DESACOMPANHADO DE SEUS FAMILIARES, QUANDO ASSIM O DESEJAR, OU AINDA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA.
SE O IDOSO NÃO DESEJAR MORAR EM CASA DE REPOUSO, NÃO PODE SER OBRIGADO. MAS, QUANDO O IDOSO PRECISA DE CUIDADOS E NÃO TEM PARENTES PARENTES QUE POSSAM PRESTÁ-LOS, O QUE SE PODE FAZER É CONTRATAR ALGUÉM PARA AJUDÁ-LO DENTRO DE SUA PRÓPRIA CASA COM OS CUIDADOS PESSOAIS, COMO ALIMENTAÇÃO, BANHO, LOCOMOÇÃO, OU SIMPLESMENTE PRESTAR AUXÍLIO QUANDO NECESSÁRIO.
A FAMÍLIA DO IDOSO, EM VEZ DE COLOCÁ-LO NUMA CLÍNICA, PODERÁ´PROCURAR UMA AGÊNCIA DE ENFERMAGEM QUE PRESTE ESSE TIPO DE SERVIÇO. TUDO ISSO VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE ECONÔMICA DE CADA FAMÍLIA.

Nenhum comentário: