sábado, 11 de dezembro de 2010

C.P.F FOI ROUBADO - SAIBA O QUE FAZER PARA EVITAR FRAUDES

RECEITA FEDERAL DIZ QUE VITIMA DEVE REGISTRAR ROUBO EM QUALQUER DELEGACIA.
PROFESSOR TEVE DOCUMENTO LEVADO HÁ 14 ANOS E AINDA SOFRE COM FRAUDES. MUITO CUIDADO E TOME PROVIDÊNCIAS URGENTES
TER O CPF ROUBADO PODE SER MOTIVO DE GRANDE DOR DE CABEÇA PARA A VÍTIMA. A ORIENTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL PARA QUEM PERDEU O DOCUMENTO É REGISTRAR O CASO COM BOLETIM DE OCORRÊNCIA EM QUALQUER DELEGACIA. TAMBÉM É IMPORTANTE PROCURAR UM ADVOGADO PARA INFORMAR-SE SOBRE COMO AGIR.
O PROFESSOR MARCOS ROCHA, QUE TEVE O SEU CPF ROUBADO HÁ 14 ANOS, AINDA É VÍTIMA DE FRAUDES NO RIO DE JANEIRO E EM OUTROS ESTADOS. ELE JÁ ENFRENTOU PROCESSOS PARA TIRAR O NOME DE MULTAS E DÍVIDAS ADQUIRIDAS POR ESTELIONATÁRIOS.
DE ACORDO COM O PROFESOR, DOIS ANOS APÓS O ROUBO, SEU CPF COMEÇOU A SER USADO EM FRAUDES. ROCHA RECEBEU EM CASA PRESTAÇÕES DE DOIS AUTOMÓVEIS FINANCIADOS NA BAHIA.
EM 2003, AO FAZER A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, DESCOBRIU QUE TEVE O NOME USADO POR ESTELIONATÁRIOS NO DISTRITO FEDERAL. O PROFESSOR RECORREU À JUSTIÇA, MAS OS GOLPES CONTINUARAM. SURGIAM MFINACIAMENTOS EM UMA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA E LINHAS TELEFÔNICAS POR TODO O PAÍS.
JÁ NO ANO SEGUINTE, O PROFESSOR DESCOBRIU QUE TINHA UM CARRO REGISTRADO EM BRASÍLIA, COM MULTAS QUE CHEGAVAM A r$ 20 MIL. ROCHA RECORREU AO DETRAN DO DISTRITO FEDERAL E TENTOU UM ACORDO, MAS PRECISOU NOVAMENTE MOVER UMA AÇÃO JUDICIAL.
APESAR DOS ESFORÇOS, O PROFESSOR PODE TER BENS PENHORADOS PELA JUSTIÇA PARA PAGAR A DÍVIDA. ELE JÁ GASTOU R$ 6.000 COM ADVOGADOS.
RECEITA FEDERAL FAZ ALERTA AOS COMERCIANTES
SEGUNDO A RECEITA FEDERAL, MESMO EM CASO DE CPF CLONADO, SÓ É POSSÍVEL CANCELAR OU TROCAR O NÚMERO DO DOCUMENTO COM DECISÃO JUDICIAL.
A RECEITA FEDERAL TAMBÉM FAZ UM ALERTA AOS COMERCIANTES: COMO O DOCUMENTO NÃO TEM FOTO, NEM ASSINATURA, SÓ TEM VALIDADE SE APRESENTADO COM UM DOCUMENTO COMO A IDENTIDADE E CARTEIRA DE MOTORISTA.

Nenhum comentário: