sábado, 22 de janeiro de 2011

SAIBA COMO SE PROTEGER ANTES E DEPOIS DE TEMPESTADES

EM ÉPOCA DE CHUVAS FORTES, OS DRAMAS SE REPETEM EM CIDADES BRASILEIRAS. PESSOAS PERDEM A VIDA EM DESLIZAMENTOS DE TERRA, MORADORES TÊM IMÓVEIS E BENS ESTRAGADOS EM ALAGAMENTOS E RUAS FICAM BLOQUEADAS PELA ENCHENTE. DEPOIS QUE A ÁGUA SUJA ABAIXA, AINDA RESTAM AS DOENÇAS TRAZIDAS PELAS CHEIAS. PORÉM, ALGUNS CUIDADOS TOMADOS ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TEMPORAL PODEM AJUDAR A EVITAR TRAGÉDIAS.
MORADORES DE ÁREAS DE ENCOSTAS DEVEM OBSERVAR RACHADURAS EM TIJOLOS, CONCRETO, OU NO CHÃO, AFUNDAMENTO DO SOLO E BARULHOS NA RESIDÊNCIA, COMO SE A ESTRUTURA RANGESSE.
ESSES SÃO SINAIS QUE PODEM SIGNIFICAR QUE O TERRENO NÃO ESTÁ ESTÁVEL, DE ACORDO COM A DEFESA CIVIL DE SUA CIDADE.
OS MORADORES DE REGIÕES INCLINADAS OBSERVEM A PRESENÇA DE ÁGUA BARRENTA OU COM MAU CHEIRO PERTO DOS IMÓVEIS. ISSO PODE EVIDENCIAR A PRESENÇA DE VAZAMENTO DE ESGOTO NA REGIÃO, QUE DEIXA O SOLO MAIS ÚMIDO. OS CANOS DEVEM LEVAR O ESGOTO PARA A REDE COLETORA E NUNCA SER DESPEJADO DIRETAMENTE NA ENCOSTA.
CASO OS MORADORES OBSERVEM SINAIS DE INSTABILIDADE NO TERRENO, DEVEM SAIR DO IMÓVEL E ACIONAR OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSE MOMENTO PESSOA DEVE DEIXAR A RESIDÊNCIA, RETIRAR OS BENS PRECIOSOS, COMO DOCUMENTOS, DINHEIRO E ANIMAIS E CHAMAR A DEFESA CIVIL. OU O CORPO DE BOMBEIRO PARA UMA VISTORIA. DISQUE: 190 OU 193
QUEM VIVE OU TRABALHA EM ÁREAS COM HISTÓRICO DE ALAGAMENTOS DEVE SE MANTER INFORMADO SOBRE O TEMPO. EM CASO DE CHUVA FORTE, O MORADOR DEVE COLOCAR MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS EM LUGARES ALTOS, DESLIGAR APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS, ALÉM DE FECHAR OS REGISTROS DE ÁGUA E GÁS.
SE ESTIVER EM LOCAL SEGURO, PROCURE NÃO SE DESLOCAR.
NUNCA ATRAVESSE RUAS ALAGADAS E FIQUE ATENTO ÀS CRIANÇAS.

Nenhum comentário: