domingo, 10 de abril de 2011

HORA DA VERDADE - MENSALEIROS DO PT SERÃO OU NÃO CONDENADOS PELA JUSTIÇA BRASILEIRA

O recente relatório da Polícia Federal sobre o mensalão representou uma ducha fria nas pretensões do pt de desqualificar as acusações que recaem sobre 38 políticos aliados.

O relatório confirma que os recursos que abasteciam o esquema eram dinheiro público e, não, dinheiro do caixa 2, como quiseram fazer acreditar.


O documento também destroi a versão propaganda pelo ex-presidente LULA de que o processo constituiu uma farsa montada contra ele e seu governo. A farsa derrubou ministros e a cúpula do PT. Os envolvidos foram denunciados ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, que marcou o seu julgamento para meados de 2012.


Várias vezes também o ex-presidente afirmou que o MENSALÃO constituiu uma tentativa de golpe contra seu governo. LULA poderia ter sido impedido. Só não foi por CONDESCEDÊNCIA da OPOSIÇÃO com o presidente operário.

O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE foi dos que defendeu a manutenção da governabilidade.


Por muito menos, o ex-presidente FERNADO COLLOR foi impedido. O MENSALÃO deu dimensão nacional a uma prática que já vinha sendo executado em menor escala.

Agências de publicidade eram utilizadas para extrair o erário recursos públicos , que em seguida eram distribuídos entre políticos e aliados.


Chegou-se a temer pela sorte do processo. A acusação de formação de quadrilha está sob risco de prescrição. A justiça é normalmente lenta e a inclusão do relatório da PF remeteria o processo para as calendas gregas. O ex-presidente, que não está entre os réus arrolados, ironizou essa possibilidade.

Certamente, os envolvidos estão torcendo para que isso aconteça. Não há, no entanto, qualquer necessidade. o relatório não traz novidades. Novos implicados escaparão. Mas a confirmação do esquema já é bastante. As provas que existem são suficientes para confirmar uma uma condenação que satisfaça a nação.

O país espera que a justiça siga seus trâmites e o Supremo cumpra o seu dever.

Editorial( o tempo)10/04

Nenhum comentário: