sexta-feira, 22 de abril de 2011

UM HOMEM TORNANDO-SE EMOCIONALMENTE AMADURECIDO


O que qualquer outra pessoa diga ou faça não pode realmente aborrecê-lo ou irritá-lo, a menos que você o permita. A única maneira de aborrecê-lo é através do seu próprio pensamento. Para ficar com raiva, por exemplo, você terá que passar antes por quatro estágios mentais: primeiro, começa a pensar sobre o que dissera; depois decide ficar com raiva e gera uma emoção de raiva; resolve então agir; e talvez retruque na mesma moeda. Veja que tudo, o pensamento, a emoção, a reação, e a ação, tudo se desenvolve em sua própria mente.

Quando você se torna emocionalmente amadurecido, não responde negativamente às criticas e ressentimentos, dos outros. Agir assim significaria que você desceu baixo estado de vibração mental e passou a fazer parte da atmosfera negativa do outro. Identifique-se com o seu objetivo na vida e não permita que nenhuma pessoa, lugar ou coisa o desviem do seu senso interior de paz, tranquilidade e radiante saúde.



TESTE DECISIVO PARA O PERDÃO


Há um teste com ácido para o ouro. E há também um teste decisivo para o perdão. Se eu lhe disser algo maravilhoso sobre alguém que o enganou, iludiu e magoou, e você de alguma maneira reagir às boas notícias sobre essa pessoa, as raízes do ódio ainda estarão em seu sub-consciente, devastando-o.

Suponhamos que você teve um doloroso abscesso na boca há um ano e falou-me a esse respeito. Casualmente, indago se você ainda sente alguma dor. Você responderia automaticamente: É claro que não, mas ainda me lembro da dor. Este é o problema: você pode ter lembrança do incidente, embora não mais o fira ou aflija.

Esse é o teste decisivo e você deve enfrentá-lo psicológicamente e espiritualmente, pois, de outra maneira, estará a enganar-se a si mesmo e não terá praticado a verdadeira arte do perdão.


Nenhum comentário: