sábado, 14 de maio de 2011

VICIOS - PRESTEM ATENÇÃO

Vícios como fumar, beber, ou ficar muito tempo navegando na internet tornam-se mais difícil aceitar a realidade porque esses comportamentos reforçam a ignorância e a negação.

Por exemplo, se você fuma cigarros todos os dias, eu padrão de comportamento dificulta-lhe aceitar a evidência de que o fumo é perigoso para a sua saúde. Se teme em deixá-lo venha a ser um desafio muito grande, provavelmente vai evitar buscar a verdade sobre o fumo porque isso vai impeli-lo a enfrentar seu medo e a tentativa de deixar o vício.

Muitas pessoas ficam envergonhadas e constrangidas por seus vícios, por isso fazem o possível para escondê-los. Manter uma aparência falsa torna-se importante do que a verdade; e os segredos, o fingimento e as mentiras assumem o lugar da comunicação honesta.

O primeiro passo para superar qualquer vício é admitir a verdade: sou um viciado. Mesmo que a superação do vício possa ser uma luta, se você conseguir admitir e a aceitar a verdade da sua situação, isso vai ajudá-lo a evitar sucumbir a mais falsidade. Tudo bem dizer a si mesmo ( sou um viciado ) e quero mudar, mas neste momento me falta a força para fazê-lo. Ser completamente honesto consigo mesmo é muitíssimo melhor do que viver na negação. Você frequentemente vai achar que, depois de dar esse primeiro passo, os recursos internos e externos de que necessita para romper com seu vício logo aparecerão e a reação dos outros será solidária, em vez de desdenhosa e julgadora.



IMATURIDADE


Um certo grau de maturidade é requerido para se aceitar plenamente a realidade, e isso vem da experiência. Quanto mais experiências novas você tiver, mais depressa vai amadurecer seu pensamento. Quanto mais buscar abrigo e conforto na distração, no escapismo e na fantasia, mais tempo irá sofrer com pensamento imaturo e impreciso.

As crianças têm os modelos mais imprecisos da realidade porque lhes falta experência, por isso suas mentes estão menos preparadas para fazer previsões precisas. É fácil enganar uma criança inexperiente com um truque que um adulto perceberia. O adulto tem experiência suficiente para prever com precisão o resultado; a criança não a tem.

Você não pode se alinhar com a verdade e fugir dela ao mesmo tempo. Se deseja viver plenamente consciente, precisa abandonar a imaturidade do escapismo e abraçar as experiências de crescimento mais profundas que só a maturidade pode proporcionar.

Nenhum comentário: