quinta-feira, 2 de junho de 2011

APRENDA A DIZER NÃO - USE SUA AUTORIDADE


É pior dizer sim e ficar com raiva de dizer não e sentir-se culpado? A resposta depende de seus valores e suas crenças. Quando age de acordo com valores e crenças, você sente que a decisão é correta. A frustração é sinal de que está fazendo mais do que deveria.
Não deixe que a culpa o faça aceitar mais do que possa fazer nem que o afaste do que é realmente importante. De acordo com uma autoridade em boas maneiras, a forma educada de recusar algo é justificar-se, e não desculpar-se. Ela sugere as diversas negativas bem-educadas: Sinto muitíssimo, mas não posso, Eu gostaria, mas receio que seja impossível! ou Infelizmente não posso, mas espere que encontre alguém.
Se você se sente estressado na maior parte dos dias, examine sua agenda. Há alguns compromissos que possa deixar de cumprir? Existe alguém que possa fazer alguma coisa por você? Pergunte aos outros membros de sua família que obrigações gostariam de assumir. Você talvez descubra que seu cônjuge tem boa vontade de limpar a casa ou que sua filha na verdade gosta de passar roupa.
Reduza a obrigação de transportar seus filhos. Se for seguro, deixe as crianças mais velhas, irem a pé ou de bicicleta à escola ou a outros locais próximos. Há também a opção do transporte coletivo. Se outras famílias que você conhece também não dispõem de muito tempo tente combinar um esquema semanal de rodízio das crianças que proporcione a todos um pouco mais de tempo livre.

Nenhum comentário: