sexta-feira, 3 de junho de 2011

QUER VIVER MELHOR - USE MELHOR O SEU TEMPO

As pesquisas mostram que as pessoas ( com exceção de pais de crianças pequenas) têm cerca de 40 horas mais de tempo livre por semana do que as gerações passadas. De acordo com um professor de estudos sobre lazer, os brasileiros têm 25 horas de tempo livre durante os dias úteis, geralmente em blocos de 3o e 45 minutos.
Mas o brasileiro típico estima que seu tempo livre semanal é de dezenove horas. Talvez seja assim porque dedicamos à TV de dezesseis a 2 horas semanais.

A dica número 1 para obter mais tempo livre, você já deve ter adivinhado, é desligar a televisão. Quantas vezes já ligou a televisão para assistir a um programa e acabou ficando ali por várias horas? Tente ligar a TV trinta minutos mais tarde do que de costume ou desligá-la trinta minutos mais cedo e use esse tempo com alguma coisa que vem desejando fazer.
Uma ótima alternativa é não ligar a TV a menos que haja um programa específico que você queira ver; nesse caso, desligue-a quando esse programa terminar. Se preferir, grave seus programas preferido e veja-os quando for mais conveniente para você. Isso também lhe permitirá usar o controle remoto para adiantar a fita em todos os comerciais - uma grande economia de tempo.
Delegar é outra maneira de economizar coisas que só você pode fazer e deixe o resto de lado. Se puder contrate alguém para limpar sua casa ou cuidar do jardim. Ensine as crianças a arrumar suas coisas. Contrate um assistente para fazer serviços de rotina no escritório, como arquivar ou programar compromissos ou dê mais responsabilidades ao assistente atual. Lembre-se de que você não perde controle quando delega, e sim ganha controle sobre seu tempo de vida.

Nenhum comentário: