quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

IMPOSTO DE RENDA NO EXERCÍCIO DE 2014 SERÁ EMITIDA PELA RECEITA FEDERAL E ENCAMINHADA AO CONTRUBIINTE PRONTINHA

Os contribuintes pessoas físicas que possuem uma única fonte de renda e que optarem pelo modelo simplificado não precisarão fazer a declaração do Imposto de Renda ( IR).

De acordo com a Receita Federal , a previsão é que isso ocorra a partir de 2.014 ( referente ao ano calendário 2013.

Pelo projeto, a declaração será preenchida previamente pela Receita Federal e apresentada a esses contribuintes, que confirmariam ou não os dados contidos no documento, como valores recebidos do empregador. Para os demais contribuintes, a declaração permanecerá da forma que já é hoje apresentada, porém com alguns aperfeiçoamentos.

O Projeto de Simplificação está em curso na Receita Federal. Existem modelos como esse em outros países. O Chile, por exemplo, tem um modelo parecido.

Não é possível eliminar a declaração de todas as pessoas físicas porque existem algumas informações que necessitam ser prestadas pelo próprio contribuinte, como é o caso das despesas médicas, ou educação e doações.

A administração tributária não tem previamente essas informações. Faz necessário que o contribuinte faça sua declaração e transmita para a Receita Federal.


A mudança pretende simplificar o sistema brasileiro. O governo já havia anunciado, na semana passada, acabar com a principal declaração entregue hoje pelas empresas, a do IR da Pessoa Jurídica até 2014 .

Isso tudo para racionalizar o sistema tributário brasileiro, e haverá também, a extinção de mais 7(sete) documentos e adotará medidas para simplificar o PIS/CONFINS.


Os contribuintes poderão pagar todos os impostos federais com cartão de crédito ou de débito a partir do ano que vem. O DARF PASSARÁ A SER IMPRESSO EM CÓDIGOS DE BARRA PARA FACILITAR A OPERAÇÃO.

A medida permitirá o pagamentos de impostos em qualquer equipamento como os caixas eletrônicos que tenham o leitor de código de barras.

A operação estará disponível também para o contribuinte pagar as cotas do imposto de renda retido.

Nenhum comentário: